Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Importância-de-Coaching-de-Negócios

Hoje em dia, existem diversos nichos para esta modalidade de trabalho de coaches, desde de coaches de relacionamentos, coaches de carreira, coaches de emagrecimento, e também aqueles que oferecem um trabalho especifico para os desafios do mundo empresarial, os chamados coaches de negócios.

O coach de negócios é um profissional capacitado, que auxilia empresários e empreendedores a avançarem rumo ao sucesso dos seus projectos. O principal objectivo é criar estratégias e colocar em prática planos de negócios eficientes e voltados para o desenvolvimento do empreendimento. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo as empresas estão a perceber a importância e necessidade de investir nas suas capacidades e na capacidade dos seus funcionários e é ai que os coaches entram.

O coach é quem vai ajudar no desenvolvimento das habilidades empreendedoras, na capacidade estratégica, de liderança e na gestão de tempo. O método de coaching é voltado para que empresários, gestores e colaboradores alcancem objectivos por meios de estratégia de desenvolvimento dos negócios.

O coach tem quase como objectivo ajudar a melhorar o desempenho profissional, vai potencializar os pontos positivos , eliminar os pontos negativos e maximizar os resultados da empresa. Para garantir o alcance de resultados extraordinários é essencial que, dentro do planeamento estratégico que é elaborado pelo coach, que as metas e os objectivos a serem alcançados sejam devidamente estruturados, caso contrário, os profissionais que fazem parte dos negócios continuarão a trabalhar de forma desordenada, ou seja, sem saber os motivos pelos quais estão a realizar as actividades.

Todas as empresas têm que lidar com problemas que podem gerar obstáculos ao desenvolvimento e à inovação. Assim como também podem ter dificuldades quando surgem novas ideias em adequar e alinhar a disponibilidade da equipa e do empreendimento de forma a receber bons resultados. Nestes casos também poderão contar com a orientação do coach, que vai identificar os mais diversos contratempos que podem surgir no dia à dia e uma empresa, pois o couch acaba por ser uma visão externa que vai apontar as falhas e procurar soluções para superar os obstáculos.

Também é comum haver certos bloqueios internos que podem vir a comprometer a empresa. Directores ou presidentes que acreditam que apenas eles é que têm os conhecimentos, capacidades e habilidades indispensáveis para exercer o cargo fazendo com que outros colegas de trabalho acabam por se sentir sem capacidades e sem vontade para fazer melhor e desenvolver capacidades. Desta forma, em um momento de crescimento de uma pessoa a falta de confiança no trabalho pode limitar a expansão da empresa. E é nestes casos também que o coach vai ajudar a reconhecer e acabar com os bloqueios internos, ao substituir a negatividade por crenças que sejam fortalecedoras e que impulsionem, movam e façam seguir em frente.

Existem já vários coach’s em todo o mundo, abaixo podem conferir alguns dos nomes desde dos mais conhecidos mundialmente até aos que estão a ganhar algum reconhecimento em Portugal.

Tony Robbins

Robson Nasc

Susana Torres

Ricardo Mendoza