Ter um site, implica muitas vezes, que se esteja atento as novidades e a novas funções que poderão ser implementadas no site de forma a facilitar a navegação no site ou até de forma a prender os usuários no site com formas dinâmicas ou ter o seu site mais seguro. No artigo de hoje, vamos dar-lhe algumas ideias de funções que poderá ter no seu site de forma a melhorar a experiência dos usuários ou até a manter o seu site mais protegido e atualizado com as novas normas.
Site Responsive:
Para começar, e como já dito em vários artigos anteriores, é de extrema importância que o seu site seja responsive, o que isto significa? Que o seu site possa ser visitado seja pelo telemóvel, pc, tablet que se vai “adaptar” à tela onde esta a ser visualizado, de forma a que não se perca conteúdo (conteúdo cortado), nem que haja a necessidade de fazer zoom para se ler textos entre outros…
Com o aumento do número de pessoas que utilizam cada vez mais os telemóveis para aceder à Internet, é fundamental que o seu site tenha essa função.
Barra de Pesquisa:
Esta função cada vez também se esta a tornar mais importante, isto porque as pessoas não querem perder muito tempo à procura de algo nos site. No caso das lojas online, em que têm em grande maioria, bastante conteúdo, a barra de pesquisa poderá salvar bastante tempo para quem visita e procura algum produto específico.
Páginas de avisos legais:
Para salvaguardar a si mesmo e aos seus clientes, é bastante aconselhável ter no seu site, as páginas de avisos legais. Páginas como, Termos e Condições, Política de Privacidade e Política de Cookies, são algumas das páginas a ter em atenção ter no seu site.
Segurança:
Esta é uma função já meio obvia. Afinal de contas, iria se sentir seguro(a) a navegar num site onde avisos como “Este site não é seguro” e sabendo que algumas das suas informações poderão não estar seguras? Uma forma simples de resolver isto, é garantir que o seu site tem um certificado SSL, esta função fará com que o seu site esteja seguro para quem o visita, criando uma forma de manter criptografadas as informações confidenciais que são inseridas no seu site. Para além de que o Google dá mais relevância a sites que tenham certificado SLL a sites que não tenham.
Live-Chat:
Algumas pessoas não gostam de perder tempo à procura da página ou da informação que precisam sobre um serviço ou produto. Para este tipo de clientes, funções como Live-Chats poderão ser uma boa opção. Pois poderão obter uma resposta no momento para certas perguntam que procuram a informação. A inteligência artificial tornou esta funcionalidade muito mais viável para empresas de todos os tamanhos, pois já vai estar preparado para responder a respostas logo no momento, sem a necessidade de estar alguém a escrever as respostas.
Anti-Spam:
Funções deste gênero vão prevenir/evitar que conteúdo indesejado entre no seu site. Evitando assim mensagens não solicitadas em sua seção de comentários, bem como na sua caixa de correio (e-mails de spam). Funções como o ReCaptcha do Google, poderão dar uma ajuda a evitar que receba spam nos seus emails e seção de comentários. Se deseja que as pessoas o contatem para consultar informações sobre os seus serviços e/ou produtos, é de extrema necessidade que tenham os seus contatos/contatos da empresa, expostos no site. Por exemplo, ligações a dizer “Ligue em caso de dúvidas” ou “Envie-nos um e-email”, poderão também ser alternativas, em que ao clicar a pessoa será direcionada para a chamada telefónica ou para enviar um logo um e-mail para si. Não vai querer que os seus possíveis clientes tenham a trabalho a ter que entrar em contato consigo certo?
Informações de Contato:
Parece algo simples, mas a verdade é que muitas empresas as vezes falham estas pequenas funções. Ter o seu/da empresa contato telefónico e e-mail é essencial para que os seus clientes entrem em contato consigo. “Ligue em caso de dúvidas”, “Envie-nos um email”, são algumas alternativas diferentes de texto que poderá utilizar em vez de ter mesmo o número ou e-mail escrito. Ao clicar sobre o texto, o usuário é direcionado ou para a caixa de entrada do e-mail, onde poderá já começar a escrever um e-mail para entrar em contato consigo (pois o seu e-mail já estará adicionado no campo de destinatário ), ou então se preferir chamada telefónica, ao clicar, o usuário será direcionado para fazer a chamada já com o seu número para tal. Outra informação que poderá ser importante, é a morada da sede da sua empresa. Ter um mapa a morada escrita, para além de ajudar nas pesquisas, quem visitar o seu site, irá logo saber onde esta localizado.
Formulário de Contato:
Por outro lado, se preferir manter os e-mails ou contatos telefónicos mais discretos, poderá apostar por colocar formulários de contato no seu site. Em que a pessoa preenche, envia e de seguida você recebe no seu e-mail todo o conteúdo preenchido no formulário, informações como, nome, contato telefónico, e-mail, o porquê de querer entrar em contato consigo, são algumas das informações que poderá pedir.
Mas ter um formulário de contato não impede que não tenha os seus contatos (telefone e e-mail) ou vice versa expostos no site. Poderá ter tanto o formulário como os contatos.
Testemunhos:
O que dizem sobre a nossa empresa/produtos, poderá influenciar a decisão de compra de outro cliente. Segundo estudos, os depoimentos de clientes têm uma maior eficácia para o marketing de conteúdo. Ou seja, se os comentários forem positivos, o mais provável é conseguir conquistar novos clientes. Testemunhos e comentários poderão dar uma maior credibilidade para clientes e consumidores.
Não esquecer o SEO:
Os clientes que sabem o nome da sua empresa/negócio podem facilmente encontrar seu site, mas e as pessoas que não sabem? Otimizar o seu site com palavras-chave relevantes que correspondam à intenção do que as pessoas procuram é VITAL para que encontrem o seu site. Focar em termos genéricos que as pessoas que procuram os serviços que você fornece o possam encontrar, por exemplo, no HUB Ativo temos o departamento de desenvolvimento web mas também somos um centro de negócios e temos um espaço Cowork, por isso um exemplo que podemos colocar nos nossos textos e palavras-chaves é “cowork em portimão”. Juntamos o serviço a um local, desta forma, pessoas que procurem este serviço nesta área, poderá aumentar a chances de encontrarem o nosso site.
Imagens/Vídeos:
Um site que só tenha texto acaba por se tornar cansativo, aposte em colocar imagens, vídeos ou até slides. Não caia é no exagero, tentar conjuntar fotos/vídeos e texto de uma forma equilibrada, para desta forma ficar uma navegação agradável para quem visita o seu site. No caso das lojas online, ter fotos dos produtos é essencial, pois está a dar a oportunidade de mostrar o produto para quem vai comprar, fotos em vários ângulos, se tiver em cores diferentes, mostre também fotos do produto em outra cor. Afinal de contas, uma imagem vale mais que mil palavras. Poderá também conjuntar pequenas animações nas imagens que for inserido no seu site, pois dá uma noção de movimento, tornando também o site mais dinâmico, também evitar cair no exagero das animações.
E por fim…
Redes Sociais:
Já falamos anteriormente da importância das redes sociais para as empresas, estejam elas a começar ou já tenham anos de existência. Por isso se a sua empresa/negócio tem redes sociais, há que definitivamente, incluir as ligações a elas no seu site. Seja por ícones, uma página ou uma seção na página de contato como estas. Crie links diretos para suas redes sociais para que os visitantes do site possam encontrá-lo com rapidez e facilidade e desta forma também apoiar o seu negócio nas redes sociais. Ter também em conta, que ter redes sociais poderá ser uma forma de ter mais credibilidade assim como de chegar a mais pessoas.
No HUB Ativo, a nossa equipa irá criar um site ou loja online com todas as funções que necessita, garantido todas as funcionalidades mas também um design moderno e adaptado a todos os dispositivos. Para mais informações entre em contato connosco pela nossa página de contato ou venha visitar o HUB Ativo – Centro de Negócios & Web Design, em Portimão.