Já não é novidades que cada vez mais a Inteligência Artificial (AI), tem estado aparecer de várias maneiras nas nossas vidas. Das forma mais discretas como das forma mais exuberantes.
Todo este desenvolvimento e criação de mais tecnologia que usa a AI, muitas pessoas ainda estão na duvida se será uma vantagem ou não. No artigo de hoje, vamos lhe mostrar como algumas tecnologias AI poderão melhorar a nossa vida.
Antes de mais, há que explicar que existe diferença entre a Inteligência Humana, Inteligência das Máquinas.
De uma forma simplificada , a inteligência humana envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.
Já a inteligência da máquina é apenas uma sequência de instruções. Eles não possuem capacidade de se adaptar. Por meio de códigos, falamos para eles exatamente o que devem fazer.
E quanto à Inteligência Artificial? Bem, a AI exatamente no meio destes dois extremos. É a junção da capacidade de interpretar códigos e instruções pré-definidas e, ao mesmo tempo, interpretar e aprender com os dados por meio do que chamamos de machine learning.
Filmes como Eu, Robot, Ex Machina, Chappie, O Exterminador, Ela e até o filme de animação Mitchell contra as Máquinas, são filmes que abordam um pouco estes temas da inteligência artificial. Como num futuro poderá haver Robôs que se assemelham aos Humanos e fazem várias tarefas, alguns mostram um lado mais sombrio deste mundo outros nem tanto.
Mas não pense que a Inteligência Artificial em si é algo distante da sua realidade. Apesar da maneira como os filmes e a ficção científica nos fazem ver a Inteligência Artificial, a verdade é que hoje em dia grande parte da população tem contato com aplicações de I.A todos os dias!
Como? Quando abre a Netflix e vê todas aquelas recomendações de filmes baseados no assistiu anteriormente: é inteligência artificial aplicada.
Quando pede um Uber Eats e mostram toda o caminho e tempo de entrega também é inteligência artificial… Até quando abre o feed do seu Instagram! Embora de forma mais discreta, estes são já algumas exemplos de que está a utilizar AI no seu dia-a-dia.
E a verdade é que também a existência de Robos não faz parte do nosso imaginário. Robos como a Sophia, já foram apresentados ao público. O Robô Sophia foi projetada para adaptar-se ao comportamento humano e ficou tão popular que já foi capa de revista e ganhou título de cidadã do mundo, concedido pelo reino da Arábia Saudita, até já discursou na ONU onde falou sobre o futuro e desenvolvimento sustentável. Até o conhecido Elon Musk já está a projetar o seu Robot, o Tesla Bot, a verdade é que Elon Musk é dos empresários mais conhecidos que mais aposta na inteligência artificial e machine learning. Os seus carros de marca Tesla são os carros com maior pico de tecnologia na industria de carros, sendo carros que conseguem prever acidentes antes de acontecerem e com um auto-piloto dos mais seguros.
A AI poderá ajudar bastante as nossas vidas, seja pessoal como nas empresas e até na medicina, proporcionado melhores resultados e maior segurança na tomada de decisão.
No nosso dia-a-dia, AI como a Siri já são bastante utilizados para obter informações, como a meteorologia, respondendo algumas dúvidas que possa ter e até mesmo desligar ou ligar as luzes de casa. AI poderá ainda indicar as melhores propostas de trabalho, produtos mais indicados consoante o que pesquisa e comprou anteriormente.
Uma das primeiras promessas da inteligência artificial, foi um robô que pudesse realizar tarefas domésticas, eliminando o trabalho pesado e chato dos humanos. Parte desta promessa foi cumprida pelo aspirador automático, que pode manobrar em torno de obstáculos como escadas, móveis e até mesmo gatos. Porém, robôs inteligentes não só limparão a sua casa, mas também poderão realizar trabalhos como montagem de móveis ou cuidar de crianças e animais de estimação.
Nos negócios/empresas pode duplicar a taxa de crescimento económico anual em 2035 ao alterar a natureza do trabalho e ao criar uma nova relação entre o homem e a máquina. O impacto das tecnologias IA nas empresas deverá mesmo aumentar a produtividade do trabalho até 40% ao alterar profundamente o modo como o trabalho é feito e ao reforçar o papel das pessoas, visando aumentar o crescimento dos negócios.
Já na medicina, a inteligência artificial está a ser incorporada para ajudar os médicos a detetar doenças e salvar vidas. O centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, é pioneiro no uso de um software especial para analisar o coração e detetar ataques cardíacos antes que eles ocorram. Porém, a vanguarda da tecnologia médica da Inteligência Artificial são os assistentes de cirurgia robótica, que auxiliam os cirurgiões passando os instrumentos necessários durante um procedimento.
E pelo meio ambiente? Também já existem AI’s que poderão ajudar!
As mudanças climáticas e as suas causas, como a poluição, são uma grande preocupação atual, e a inteligência artificial pode ser uma solução para isso. Robôs e outros dispositivos estão sendo desenvolvidos para limpar o meio ambiente e reduzir os efeitos da poluição do ar e da água. Programas de software sofisticados permitirão aos robôs distinguir entre organismos biológicos e poluentes, como petróleo ou resíduos perigosos. Software inteligentes também estão a olutar contra a poluição do ar diretamente nas fábricas de queima de combustível. O dióxido de carbono, os poluentes químicos e outros gases são identificados e capturados antes de entrar na chaminé e acabar nos nossos pulmões.
[…] Pois poderão obter uma resposta no momento para certas perguntam que procuram a informação. A inteligência artificial tornou esta funcionalidade muito mais viável para empresas de todos os tamanhos, pois já vai […]