Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Como a Inteligência Artificial poderá facilitar as nossas vidas

Já não é novidades que cada vez mais a Inteligência Artificial (AI), tem estado aparecer de várias maneiras nas nossas vidas. Das forma mais discretas como das forma mais exuberantes.

Todo este desenvolvimento e criação de mais tecnologia que usa a AI, muitas pessoas ainda estão na duvida se será uma vantagem ou não. No artigo de hoje, vamos lhe mostrar como algumas tecnologias AI poderão melhorar a nossa vida.

Antes de mais, há que explicar que existe diferença entre a Inteligência Humana, Inteligência das Máquinas.

De uma forma simplificada , a inteligência humana envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.

Já a inteligência da máquina é apenas uma sequência de instruções. Eles não possuem capacidade de se adaptar. Por meio de códigos, falamos para eles exatamente o que devem fazer.

E quanto à Inteligência Artificial? Bem, a AI exatamente no meio destes dois extremos. É a junção da capacidade de interpretar códigos e instruções pré-definidas e, ao mesmo tempo, interpretar e aprender com os dados por meio do que chamamos de machine learning.

Filmes como Eu, Robot, Ex Machina, Chappie, O Exterminador, Ela e até o filme de animação Mitchell contra as Máquinas, são filmes que abordam um pouco estes temas da inteligência artificial. Como num futuro poderá haver Robôs que  se assemelham aos Humanos e fazem várias tarefas, alguns mostram um lado mais sombrio deste mundo outros nem tanto.

Mas não pense que a Inteligência Artificial em si é algo distante da sua realidade. Apesar da maneira como os filmes e a ficção científica nos fazem ver a Inteligência Artificial, a verdade é que hoje em dia grande parte da população tem contato com aplicações de I.A todos os dias!

Como? Quando abre a Netflix e vê todas aquelas recomendações de filmes baseados no assistiu anteriormente:  é inteligência artificial aplicada.

Quando pede um Uber Eats e mostram toda o caminho e tempo de entrega também é inteligência artificial… Até quando abre o feed do seu Instagram! Embora de forma mais discreta, estes são já algumas exemplos de que está a utilizar AI no seu dia-a-dia.

E a verdade é que também a existência de Robos não faz parte do nosso imaginário. Robos como a Sophia, já foram apresentados ao público. O Robô Sophia foi projetada para adaptar-se ao comportamento humano e ficou tão popular que já foi capa de revista e ganhou título de cidadã do mundo, concedido pelo reino da Arábia Saudita, até já discursou na ONU onde falou sobre o futuro e desenvolvimento sustentável. Até o conhecido Elon Musk já está a projetar o seu Robot, o Tesla Bot, a verdade é que Elon Musk é dos empresários mais conhecidos que mais aposta na inteligência artificial e machine learning. Os seus carros de marca Tesla são os carros com maior pico de tecnologia na industria de carros, sendo carros que conseguem prever acidentes antes de acontecerem e com um auto-piloto dos mais seguros.

A AI poderá ajudar bastante as nossas vidas, seja pessoal como nas empresas e até na medicina, proporcionado melhores resultados e maior segurança na tomada de decisão.

No nosso dia-a-dia, AI como a Siri já são bastante utilizados para obter informações, como a meteorologia, respondendo algumas dúvidas que possa ter e até mesmo desligar ou ligar as luzes de casa. AI poderá ainda indicar as melhores propostas de trabalho, produtos mais indicados consoante o que pesquisa e comprou anteriormente.

Uma das primeiras promessas da inteligência artificial, foi um robô que pudesse realizar tarefas domésticas, eliminando o trabalho pesado e chato dos humanos. Parte desta promessa foi cumprida pelo aspirador automático, que pode manobrar em torno de obstáculos como escadas, móveis e até mesmo gatos. Porém, robôs inteligentes não só limparão a sua casa, mas também poderão realizar trabalhos como montagem de móveis ou cuidar de crianças e animais de estimação.

Nos negócios/empresas pode duplicar a taxa de crescimento económico anual em 2035 ao alterar a natureza do trabalho e ao criar uma nova relação entre o homem e a máquina. O impacto das tecnologias IA nas empresas deverá mesmo aumentar a produtividade do trabalho até 40% ao alterar profundamente o modo como o trabalho é feito e ao reforçar o papel das pessoas, visando aumentar o crescimento dos negócios.

Já na medicina, a inteligência artificial está a ser incorporada para ajudar os médicos a detetar doenças e salvar vidas. O centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, é pioneiro no uso de um software especial para analisar o coração e detetar ataques cardíacos antes que eles ocorram. Porém, a vanguarda da tecnologia médica da Inteligência Artificial são os assistentes de cirurgia robótica, que auxiliam os cirurgiões passando os instrumentos necessários durante um procedimento.

E pelo meio ambiente? Também já existem AI’s que poderão ajudar!

As mudanças climáticas e as suas causas, como a poluição, são uma grande preocupação atual, e a inteligência artificial pode ser uma solução para isso. Robôs e outros dispositivos estão sendo desenvolvidos para limpar o meio ambiente e reduzir os efeitos da poluição do ar e da água. Programas de software sofisticados permitirão aos robôs distinguir entre organismos biológicos e poluentes, como petróleo ou resíduos perigosos. Software inteligentes também estão a olutar contra a poluição do ar diretamente nas fábricas de queima de combustível. O dióxido de carbono, os poluentes químicos e outros gases são identificados e capturados antes de entrar na chaminé e acabar nos nossos pulmões.

Comments (1)

[…] Pois poderão obter uma resposta no momento para certas perguntam que procuram a informação. A inteligência artificial tornou esta funcionalidade muito mais viável para empresas de todos os tamanhos, pois já vai […]

Comments are closed.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.