Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Erros que pode estar a cometer no seu Site

Estamos cada vez mais a entrar num mundo digital e cada vez mais sabemos da importância para os negócios estarem presentes na internet, seja um negócio pequeno ou grande, a presença na internet acaba por dar mais visibilidade, credibilidade e até uma forma de mais pessoas chegarem a sua empresa. Seja um site institucional apenas para apresentar os seus serviços ou seja uma loja online para venda é importante o seu negócio estar online!

Mas muitas empresas acabam por cair no erro que basta criar um site/loja online sem ter de atenção a vários detalhes. Detalhes que podem ser a ponte para o seu site ser bem sucedido e a ter um melhor destaque que a sua concorrência.

No artigo de hoje vamos dar a conhecer erros que pode estar a cometer com o seu site e consequentemente o seu site estar a perder visibilidade na internet, vamos a isto!

Não ter um site responsivo
Como já foi mencionado em outros artigos, ter um site responsivo é mais que obrigatório hoje em dia. Grande parte das pessoas hoje em dia fazem pesquisas e acedem à internet pelos telemóveis. Desta forma, se o seu site não estiver responsivo não vai se adaptar correctamente ao ecrã de um telemóvel, desta forma não vai ser fácil navegar pelo seu site ao ser acedido pelo telemóvel, as pessoas terão que andar para o lado no ecrã para ver certas partes da página, fazer zoom para ler correctamente o que está escrito. Mas se estes motivos não são fortes o suficiente para si, fique a saber que o Google dá preferência nas pesquisas a sites que sejam responsivos, por isso, se o seu site não estiver responsivo, o mais provável é que não esteja aparecer nos primeiros resultados de pesquisas e esteja a perder visibilidade para a sua concorrência que tem o site optimizado para se adaptar a qualquer ecrã.

Não ter um certificado SSL
Mais uma vez começamos por falar da importância que o Google dá aos certificados SSL, mais uma vez é algo que o Google vai ter em atenção nos sites e vai ser mais um ponto a favor para aparecer nos resultados de pesquisa. Mas para além disso, o seu site ter um certificado de segurança (SSL) também contribui para a segurança dos seus clientes e desta forma os seus clientes vão se sentir mais seguros e confiantes ao navegar no seu site e a fornecer certos dados, sabendo que estes vão estar seguros.

Ter um site lento
Estudos comprovam que a capacidade de atenção das pessoas tem vindo cada vez a ser menor e com a capacidade de atenção a diminuir então é crucial ter um site que carregue rápido. Segundo o Google, um site deve demorar menos de 3 segundos para carregar completamente e a rapidez de carregamento é algo que muitas empresas não tomam atenção na criação do site, desta forma quanto mais lento o seu site for a carregar as páginas, maior é a probabilidade dos visitantes saírem o seu site.

Inflexibilidade de tempo para fazer alterações, publicações e manutenção
Mesmo após o seu site criado e mesmo tendo os pontos acima a funcionar o seu site não pode ficar parado e esquecido. Assim como nos negócios o seu site também deve de estar em constante evolução. Seja com a publicação de artigos com temas que sejam dentro da sua área de negócio e que cativem as pessoas a visitar o seu site e a ler, seja a fazer alterações do design para as novas tendências, no caso das lojas online inserir novos produtos para venda. Mas também um factor muito importante para o seu site é a manutenção do mesmo, certificar que tem o certificado SSL atualizado, atualizar plugins e temas em alguns casos, verificar se o site continua responsivo e funcional. Muitas vezes ao não se fazer a manutenção em um site poderá fazer que com o tempo o seu site comece a dar alguns erros ou até mesmo a ficar desconfigurado.

Demorar ou não responder as perguntas/encomendas dos clientes
Para salientar o ponto acima sobre ter manter atenção ao seu site após a criação do mesmo, este é mais um ponto fundamental que deverá ter em atenção. Se o seu site tem formulários de contato, zona de comentários, ou no caso de lojas online produtos à venda, então é fundamental que se mantenha presente o seu site para desta forma garantir um contato rápido com os seus clientes, seja a responder as encomendas, seja a responder as questões/informações enviados pelos formulários. Se a demora de resposta for grande a probabilidade do seu cliente não voltar ou desistir é maior.

Não usar palavras chaves
Já falamos em artigos anteriores do SEO, desta forma o uso de palavras chaves no site é uma ferramenta bastante útil para aparecer melhor posicionado nos resultados de pesquisa. Em todas as páginas do seu site opte por colocar sempre palavras chaves que o seu público-alvo poderá pesquisar para o encontrar. Uma boa dica que lhe damos é usar em uma frase palavras chaves de um serviço seguida da localidade onde a sua empresa está localizada, por exemplo: web design em Portimão. Desta forma o Google conseguirá identificar estas palavras chaves na frase e mostrar o seu site para alguém que procure pelo serviço e a localidade.

Se pretende criar ou renovar o seu site de forma a que tenha um site profissional, responsivo, seguro e totalmente personalizado ao seu gosto, então o HUB Ativo e o nosso departamento de Web Design está aqui para o ajudar, seja a criar um site de raiz ou a renovar um site que já tenha mas que não está do seu agrado. Entre em contato connosco pela nossa página de contato ou se preferir, venha visitar o HUB Ativo em Portimão e fique a conhecer o nosso espaço e serviços.