Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Dicas para o seu site aparecer nas pesquisas do Google

Se tem um site já deve ter verificado se ele aparece nas pesquisas do Google. Ou até já procurou e ele aparece mas não numa posição muito visível. Já viu outros sites da concorrência e pensou “Como é que o site deles aparece mais bem posicionado no Google que o meu? O que será que fizeram?”.

Bem, no artigo de hoje vamos lhe dar alguma dicas para que o seu site apareça nas pesquisas do Google. Vamos a isto!

Grande parte das pessoas quando procuram por algo, seja um serviço, locais ou até produtos, tendem a fazê-lo no Google. Por isso a presença do seu negócio online e aparecer nas pesquisas do Google poderá ser uma grande ajuda de crescimento para a sua empresa.

Pesquisas dizem que 75% das pessoas fica-se apenas pela primeira página de resultados do Google, poucas são as que passam para a 2ª página e por ai a diante.

Então o que pode fazer para o seu site aparecer nas pesquisas do Google?
Bem, o essencial para isto acontecer é ter um bom SEO no site? O que é o SEO? São palavras-chaves que vão estar espalhadas pelos conteúdos do seu site.

Estas palavras-chaves que vão estar no seu site, serão palavras que os seu público-alvo tende a procurar. Claro que para não enganar os seus possíveis clientes, convém que essas palavras-chaves sejam realmente de algo que o seu negócio/empresa vende. Por exemplo, se a sua empresa vende serviços de construção, não vai fazer sentido que tenha como palavras-chaves por exemplo vestidos de mulher.

Mas onde vão estar estas palavras-chaves? Como dito acima, podem estar espalhadas pelo seu site, por exemplo, se o seu site tem uma zona de blog de artigos, poderá nos textos dos artigos colocar essas palavras-chaves. No site poderá falar dos serviços que vende, também optando por utilizar as palavras-chaves. Dai ser importante que o seu site tenha textos e não opte por um site só com imagens e nenhum texto.

Existem dois tipos de palavras-chaves que poderá utilizar, estas são curtas e longas. Embora seja fácil perceber a diferença, vamos explicar estes dois tipos de palavras-chaves:

Curta – Apenas uma palavra: Por exemplo, num serviço pode optar só por colocar o texto com o serviço que é “Roupas”;

Longa – Uma pequena frase: Aqui já poderá optar por fazer uma pequena frase que pode coincidir com o que o seu público-alvo costuma procurar. Por exemplo: Lojas online para comprar roupas de mulher.

Por norma palavras-chaves longas tendem a funcionar melhor do que palavras-chaves curtas. Isto porque as pesquisas de palavras-chaves longas procuram informações muito específicas, enquanto que as palavras-chaves curtas são mais gerais.

Outro ponto importante é ter o seu site adaptável a qualquer ecrã, pois é algo que o Google valoriza bastante, se o seu site estiver responsive há uma probabilidade maior de aparecer nas pesquisas.

Quando faz uma pesquisa no Google percebe que os resultados são mostrados com um título, link e uma descrição. Dito isto, é fundamental que para promover o seu negócio no Google, que todas as suas página do seu site tenham uma breve descrição, uma espécie de resumo que descreva exatamente o que se encontrar naquela página. Desta forma fica mais fácil para o algoritmo do Google identificar e fazer uma correspondência entre quem pesquisa e o seu site.

Outro ponto que pode ser importante é ter links internos e externos, pois estes podem favorecer e complementar a experiência do usuário e desta forma são bem vistos pelo Google. Mas tenha em atenção para que não coloque links que não levem o usuário a lugar algum, que tenham erros ou assuntos que não correspondem. Outra dica para evitar que os usuários saiam do seu site quando carregam no link, é colocar esse link para abrir num novo separador. Desta forma o seu site não será perdido.

Indicar quais as páginas internas que não sejam tão interessantes exibir nos resultados de pesquisa também é algo que o Google valoriza bastante. Páginas que acha que não valerão a pena serem mostradas nas pesquisas, como a página de termos e condições, informações confidenciais entre outros. Poderão ser indicadas ao Google como página nas quais não deseja que sejam rastreadas pelo Google para desta forma não serem mostradas nas pesquisas.

Também poderá optar por pagar para fazer publicidade ao seu site, desta forma irá aparecer nas pesquisas consoante as palavras-chave que colocar. Mas esta opção ira ainda custar alguns €.

E a nossa última dica é apostar na segurança do seu site, este é um aspeto importante seja para o seu público-alvo decidir se compra algo no seu site mas também é um fator importante para o Google. Ter um site com certificado SSL é fundamental, pois ele criptografa informações inseridas pelos usuários no seu site e oferece mais proteção à navegação e uso de dados. Mesmo o Google já avisa ao usuário se um site não é seguro, ou seja, se não têm certificado de segurança instalado.

No HUB Ativo poderemos ajudar a melhorar o SEO do seu site, ajudando-o a marcar presença nos resultados de pesquisa do Google. Para mais informações entre em contato pela nossa página de contatos ou se preferir visite o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.