Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Quer ou já tem uma loja online, mas ainda não sabe bem como chegar aos seus clientes/público-alvo para começar a ter vendas?

No artigo de hoje vamos dar-lhe algumas dicas do que poderá fazer para começar a ter vendas. Vamos a isto!

Não esquecer do SEO
Dos mais, ou senão o passo mais importante. O SEO vai ajudar a que o seu site apareça nas pesquisas quando alguém procura por uma palavra-chave ou frase. Desta forma, é importante que no seu site tenha as palavras-chaves que dentro da sua área de negócio o seu público-alvo mais tende a procurar. Por exemplo, se o seu negócio consiste em vender bijutaria para mulheres, procure em inserir palavras chaves como “Pulseiras para Mulher” ou “Colares para Mulher”, mencionar o produto e o público no qual quer chegar, poderá ser sempre uma boa palavra-chave para fazer uso.

Um bom conteúdo e fotografia
Claro que se os seus clientes vão visitar a sua loja online, o que vai fazer ele manter-se no seu site, será ter uma loja online bonita, responsivo (que se adapte a qualquer ecrã). Mas também é importante que não se esqueça de inserir um bom conteúdo ao seu site e aos produtos, por exemplo, quanto mais bem detalhado e descrito estiver um produto que está à venda, é mais provável que a pessoa tende a comprar sem ter a necessidade de “perder tempo” e tirar dúvidas consigo. Ter na sua loja online uma página com FAQ’s também é uma boa ideia para que os seus clientes possam logo esclarecer dúvidas que surgem frequentemente, mais uma vez sem a necessidade de ter que lhe perguntar, claro que não deve de todo abdicar de um formulário e/ou dar os contatos para que os seus clientes em caso de necessidade possam entrar em contato consigo. Outro ponto importante é as fotos dos produtos que tem à venda, é crucial ter sempre fotos dos produtos que tem à venda. Mas há que ter atenção à foto, é necessário também ter em atenção que as fotos são bonitas, apelativas, que mostrem os pequenos detalhes importantes. Ter também as fotos sempre com as mesmas medidas em todos os produtos, irá garantir que o feed da sua loja fique mais limpo e organizado.

Uma loja online organizada
Assim como se numa loja física, não faria sentido ter brinquedos de animais junto com roupa para pessoas, numa loja online também é importante que os seus produtos estejam organizados, tanto para o design da página ficar bonito, mas também como irá facilitar o seu cliente a navegar pelo site consoante o que procura e quer comprar. Desta forma, é importante que separe os seus produtos por categorias, por exemplo, se vende roupas para homens e para mulheres, ter uma categoria dedicada a homens e outras a mulheres, em que ao clicar nessa categoria, o seu cliente apenas veja roupas que são para por exemplo: mulheres.
Desta forma, se a sua loja online é uma loja que pretende vender vários e diferentes tipos de produtos, será mais fácil organizar cada os produtos para cada categoria, facilitando a visualização tanto para os clientes para também para si.

Ter atenção aos stocks e as encomendas
Após ter a sua loja online é obrigatório ter atenção as novas notificações de encomendas que possa chegar, quanto mais rápido responder à encomenda dos seus clientes um melhor feedback vai ter e consequentemente, mais pessoas poderão vir a comprar na sua loja. O atraso de encomendas poderá dar uma má reputação ao seu site e fazer com que as pessoas evitem comprar devido à demora. Também é importante ter atenção ao stock, se apenas tem um x de um produto em stock, deverá ter em atenção se caso esse produto acabe e já não tenha mais em stock, deverá retirar o produto da sua loja ou dar logo o produto como esgotado ou fora do stock, para desta forma evitar que os seus clientes façam compra de um produto que não tem, é chato uma pessoa fazer encomenda de algo e ficar na expectativa de ter tal produto e depois te fazer a encomenda, receber a mensagem a dizer que o produto está fora do stock. Também poderá optar em produtos que estejam esgotados mas que sabe que vai voltar a ter, colocar a opção em que quanto voltar a ter esse produto à venda, que os seus clientes sejam informados que o produto está novamente à venda.

Divulgar nas redes sociais
Conjugar a sua loja online com redes sociais é uma forma excelente para divulgar os seus produtos e chegar a mais pessoas. Uma boa forma de fazer uso das redes sociais será criar páginas dedicadas ao seu negócio, ou seja, criar uma página no facebook ou no instagram por exemplo, com o mesmo nome da sua loja online. E sempre que coloca produtos novos na loja, poderá fazer uma publicação nas redes sociais a informar que tem um novo artigo à venda. Também poderá aproveitar para fazer publicações nas redes sociais para avisar de promoções, oferecer cupons de desconto entre outros…

Publicidade paga
Poderá também ser uma forma de chegar aos seus clientes e desta forma ter mais vendas. Terá que investir algum do seu dinheiro para fazer publicidade, mas chegará a um público maior e provavelmente ao seu público-alvo. Pode saber mais sobre publicidade paga no nosso artigo: USAR PUBLICIDADE PAGA NA INTERNET.

Vale lembrar que não é garantido que tenha logo vendas no dia em que a sua loja fica online, assim como qualquer negócio, uma loja online e ter vendas é algo que leva tempo para acontecer mas também é algo que tem que trabalhar constantemente para que aconteçam. Se colocar a sua loja online mas depois não mexer na loja, não divulgar os seus produtos e não fazer para que os seus clientes visitem a loja, então não poderá esperar que as coisas aconteçam. Em todo o negócio é importante divulgar e dar a conhecer o que temos para oferecer/vender as pessoas.

O que achou das nossas dicas? Deixe o seu feedback e partilhe este artigo para ajudar mais pessoas a vender online.

Ainda não tem a sua loja online ou quer dar uma renovação à loja online que já tem, mas não sabe como fazer? Pode contar com a ajuda do HUB Ativo e do nosso departamento de Web Design para ter a sua loja online funcional e ao seu gosto, para mais informações entre em contato connosco ela nossa página de contato ou venha visitar o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.