Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
10 Vantagens de Trabalhar em Casa

Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, que é uma opção que tem vindo tornar-se cada vez mais popular nos nossos dias.
Ao longo do tempo, o trabalho sempre foi uma atividade externa. Porém, com o grande avanço da Internet surgiu também a oportunidade de pessoas poderem fazer as suas atividades profissionais sem saírem de suas próprias casas.

Atualmente, são várias as empresas que dão esta possibilidade aos seus trabalhadores e a população que aderiu ao teletrabalho. No entanto, trabalhar em casa não traz somente vantagens, é preciso precaver alguns problemas para que a opção de trabalhar em casa não seja uma má experiência. Os profissionais que decidem converter a casa em um escritório precisam de ter em atenção algumas questões que podem afetar a sua produtividade e bem-estar.

10 Vantagens de trabalhar em casa:

1 – Liberdade e autonomia:
– Aumentar a liberdade e a autonomia do trabalhador. Ter maior capacidade de organizar o seu tempo.

2 – Despesas:
– Tem as despesas mais reduzidas porque não tem de sair de casa, logo gastará menos dinheiro.

3 – Tempo:
– Pode economizar muito tempo porque não tem de sair de casa e não terá de andar no transito, principalmente nas grandes cidades.

4 – Trabalho e Família:
– A conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar melhora, o que geralmente é altamente valorizado.

5 – Produtividade:
– Se o trabalho for bem estruturado (geralmente baseado em objetivos), vai ter uma produtividade muito maior.

6 – Horário de Trabalho:
– Não precisa de se levantar sempre muito cedo ou levantar-se sempre à mesma hora, até porque não há nada que lhe faça chegar atrasada.

7 – Acessibilidade:
– Permite contratar pessoas com mobilidade reduzida.

8 – Concentração:
– Não há interrupções por parte de colegas de trabalho, além disso, não tem o ruído de fundo, trabalhar a partir de casa traz mais sossego e consequentemente, mais produtividade.

9 – Nível de stress:
– Reduz os níveis de stress, se for o caso, pois em casa pode, a qualquer momento, fazer uma pausa para dar um passeio ou cantar uma música bem alto. O facto de reduzir o stress a que está sujeito, vai contribuir em grande parte para um aumento da sua produtividade, melhoria do desempenho e também da sua saúde.

10 – Ganhos em casa:
– No início, como tudo, poderá ser difícil, o trabalho pode ser cansativo, exaustivo e stressante, mas depois de se ambientar e o seu negócio estiver bem encaminhado, pode dedicar o seu tempo a outras formas de ganhos. Quem determina o limite dos seus ganhos é você mesmo, para muitas pessoas essa é uma das maiores vantagens de trabalhar em casa.

Mas trabalhar em casa também tem as suas desvantagens, vamos ver quais mas também vamos dar as suas soluções:
3 Desvantagens de trabalhar em casa:

1 – Trabalhar excessivo:
Não ter um horário fixo pode fazer com que algumas pessoas não tenham um limite de trabalho. Isto afeta principalmente quem trabalha exclusivamente com resultados baseados em números e na produtividade. O trabalho em excesso pode gerar problemas de saúde, caso não haja, o tempo adequado para o descanso.

Solução: Tente fazer uma gestão do seu tempo, organize para conseguir realizar as tarefas, sempre de forma otimizada, para mais informações criamos um artigo a falar sobre trabalhar em excesso e mais soluções para esse problema, para ir a este artigo clique aqui.

2 – Misturar trabalho e lazer:
Desta forma, pode ficar difícil para a pessoa conseguir dividir o tempo para lazer e o tempo para trabalho tentando resolvê-los nos mesmos momentos. Isto pode fazer com que esteja sempre a trabalhar, ou seja, causará trabalho excessivo, pois estará cuidar de aspetos do trabalho mesmo quando não for hora de expediente.

Solução: Um dos hábitos que você deve cultivar para garantir a separação da sua vida profissional e pessoal é observar os horários de cada um, para que o hábito funcione, é preciso que seja tanto em relação aos seus horários de trabalho quanto sobre seus horários fora do trabalho. Temos um artigo que fala sobre dicas para manter em equilíbrio o lazer e o trabalho, para ler o artigo clique aqui.

3 – Isolamento social:
Trabalhar em casa pode fazer com que passe demasiadas horas no mesmo espaço, sem sair, e isso acaba por ter consequências na vida social. Ao logo dos anos o isolamento social será cada vez mais comum e tende a diminuir a vida social da pessoa.

Solução: Entrar em videochamadas com alguns colegas de trabalho e interagir com eles de um forma virtual, ajudará a estabelecer a sua vida social. Pode utilizar aplicativos como: Skype, Discord, Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams. Pode adquirir os nossos phones que permitem uma melhor experiência nas suas videochamadas, apenas tem que clicar aqui.

Como vimos o trabalho em casa pode trazer muitas vantagens, mas poderá faltar sempre alguma coisa e nós poderemos ter a solução para o melhoramento do seu bem-estar, entre óculos para proteger a sua vista, um humificador e difusor para dar um ar agradável à sua casa. Conheça a loja online Techno Care, que tem estes e outros produtos que o ajudarão a ter mais conforto enquanto trabalha em casa.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.