Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Team-Building O que é e os seus benefícios

No artigo de hoje vamos falar do termo Team-Building. Algumas empresas/negócios já conhecem mas nem todos colocam em prática, já outros não conhecem e não conhecem os benefícios que isso poderá trazer para a sua empresa.

Vamos começar por explicar este termo…Team-Building também é conhecido como “Construção em equipa”, a sua tradução já revela um pouco do que se trata. É uma técnica empresarial que se costuma utilizar para fomentar o espírito de equipa e o trabalho entre empregados através de uma série de atividades organizadas pela empresa. O objetivo que se pretende alcançar com o team-building, é encontrar-se vários tipos diferentes de atividades, por exemplo, apresentações para integrar novos membros na equipa, atividades de confiança para se trabalhar lado a lado junto a uma equipa entre outros. O team-building é uma ótima forma para também fomentar o pensamento estratégico dos trabalhadores.

Desta forma, os membros da empresa passam mais tempo juntos, compartilham experiências ou trabalham para o mesmo objetivo, o que vai que um engajamento entre funcionários aconteça de uma forma mais orgânica e eficiente, através da criação de laços e a troca de informações entre si.

O Team Building também proporciona oportunidades que visam a melhora do autoconhecimento, que é essencial para o progresso individual. A partir do momento em que se tem conhecimento de seus pontos fortes e fracos, é mais vantajoso passar a focar naquilo que possui maior potencial, certo?

E quais são as vantagens de se fazer Team-Building?
Embora com os texto acima já dê para ter alguma noção da suas vantagens, vamos reforçar mais benefícios:

– Aumenta a motivação dos empregados: A motivação é o guia para conseguir uma boa produtividade. Relembra que empregados motivados serão também mais felizes no seu posto de trabalho.

– Fomenta a envolvência do grupo: O espírito da equipa das diferentes atividades fomenta a sensação de identidade e envolvência do grupo.

– Cria vínculos entre colegas: As atividades de team building também estimulam vínculos entre os trabalhadores, melhorando as relações interpessoais entre os colegas de trabalho.

– Melhorar a comunicação da equipa: Para que uma empresa funcione é imprescindível que a comunicação e a interação entre os membros de uma equipa flua.

– Aumenta a criatividade: O ambiente distendido e a dinâmica das atividades faz com que os trabalhadores se encontrem com diferentes objetivos e estimule a sua criatividade.

Para terminar, é significativo realizar estes momentos de confraternização com o objetivo de demonstrar para os colaboradores que eles são valorizados pela empresa, além de serem um fator indispensável para o sucesso.

Afinal, o cliente interno, assim como o externo, também espera criatividade e inovação da empresa. É preciso alimentá-lo pois o capital humano é é um dos fatores que mais agrega valor a uma organização, e o interessante é que eles estão em constante evolução, que se torna mais perceptível quando a instituição colabora para esta.

Tudo isto também coopera para o bem-estar da equipa, que no final das contas deveria ser a primeira a estar satisfeita com a empresa, visto que ao se admirar pelo trabalho e sentir que faz a diferença, o grupo se motiva a alcançar resultados e colabora para bater metas.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.