Quando pensamos em sites nem sempre temos a noção da variedade de tipos de sites que existem. No artigo de hoje vamos dar a conhecer alguns tipos de sites que existem e explicar um pouco sobre os mesmos.
Vamos a isto!
Site Institucional
Um site institucional por norma é a escolha da maioria das empresas. Este site é composto por algumas páginas de informação sobre o negócio, serviços e produtos, preços e formas de entrar em contato. Este site é praticamente como um cartão de visita online. Sites institucionais são bons para empresas que querem ter a sua presença na internet, é ideal para apresentar a sua empresa de forma profissional para os seus clientes.
Site dinâmico
Em contraste com o site Institucional, como o próprio nome diz, este tipo oferece mais dinamismo.
Nos sites dinâmicos, além do conteúdo institucional, há a incorporação de um blog, o que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para motores de pesquisa (SEO) – duas ferramentas essenciais para atrair clientes em potencial no meio online, além de fortalecer a relação com a audiência, e atrair e nutrir os leads ou seja o público-alvo.
eCommerce
Também chamados de lojas online, nos sites eCommerce é possível vender ou comprar um produto. Um site de e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios, exibindo os seus produtos também na internet. Eles são construídos com sistemas de verificação que permitem que o consumidor encomende diretamente da loja online, com rapidez e de forma bastante segura,intuitiva e rápida. Entretanto vale destacar que manter um eCommerce requer tempo para atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, inserir dimensões e peso do produto para cálculo de envio, etc).
Sites one-page
Assim como nome indica, este site é um site que contem apenas uma página. Ttoda a informação é carregada em uma única página, à medida que o usuário percorre o conteúdo. A principal vantagem deste tipo de site é que ele funciona bem em aplicativos móveis, porque costuma levar menos tempo para carregar. Por serem bastante intuitivos, eles também são ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas faz um scroll automaticamente até a respectiva secção, não precisando carregar uma nova página nem de sair da página atual para outra.
Blogs
Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico. Em geral, blogs são sites pensados em leitores fiéis, que entram todos os dias para conferir as novidades. Eles devem sempre atacar um público-alvo e dependem completamente do seu sucesso para poder gerar alguma receita. Em geral os blogs são potenciais ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais subtil (com dicas, por exemplo) invés de um anúncio direto. O blog deve sempre se conectar com redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá pulando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo online). Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com os seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.
Landing Page
Landing pages é um termo em inglês para páginas de conversão, este é um tipo de site que se utiliza com o objetivo bem claro de atrair clientes e produzir conversões para sua empresa.
Conversões são ações que a landing page irá realizar como o preenchimento de um formulário para fazer o download de um e-book, ou o preenchimento com o e-mail e nome do cliente para assistir um vídeo ou até para demonstrar interesse em algum serviço específico que queira vender.
Depois que o cliente insere seus dados como e-mail, nome, telefone e outros, é possível montar uma base de dados com diversos contatos, e utilizar essa base de dados para se relacionar e realizar possíveis negócios.
Tipos de sites estilo Landing Page normalmente possuem elementos estratégicos e atraentes para realizar as conversões.
Portais
Portais basicamente são agregadores de conteúdo diverso. Geralmente, eles são construídos com todo foco voltado ao interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros sites, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, salas de chat, fóruns, e etc.
Esse tipo de site é ideal para empresas que vendem “informação”, e visam o retorno do consumidor para que este consuma o seu “produto”.
Mas qual a melhor opção de site para o seu negócio?
Depois de entender cada tipo de site, ainda antes de tomar uma decisão, é preciso considerar alguns itens que essenciais, qualquer que seja o seu nicho, e qualquer que seja o site que você pretende construir
– É preciso ter em mente que o site deve ser desenhado para uma fácil integração com redes sociais. Afinal, quer que os seus clientes falem de si nas suas redes sociais, certo?
– É importante avaliar que recursos estarão presentes no seu site, se pretende compartilhar vídeos, slides, apresentações e como você pretende exibí-los, se em páginas estáticas (one page/landing page), ou de atualização constante.
– Por último, precisa também avaliar quais são os hábitos o seu público-alvo na internet. Por exemplo, se seus consumidores costumam visitar o seu site por smartphones, você deve gastar algum tempo a procurar a melhor forma de se apresentar para os dispositivos móveis (telemóvel, tablet).
– Também ter em mente um design consoante o seu público-alvo. Por exemplo, se seu público é mais jovem, é fundamental que seu site tenha as últimas tendências seja em serviços, design do site ou produtos. Já se seu público é mais tradicional, é preciso pensar na ergonomia de navegação da forma mais intuitiva e fácil possível.
Qualquer seja a sua escolha, estamos aqui para o orientar melhor. No HUB Ativo criamos qualquer tipo de website, para mais informações entre em contato pela nossa página de contatos, ou se preferir, venha visitar o HUB Ativo em Portimão e conheça este e outros serviços que temos para si.