Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Porque deve a sua empresa aderir ao conceito de Escritório Flexível

No futuro do trabalho, as pessoas não vão trabalhar só no teletrabalho, ou seja, elas não ficarão presas ao seu espaço em casa. O escritório flexível é a chave para uma realidade que não para de crescer nestes tempos.

Mas o que se trata o conceito de escritório flexível? Trata-se de um conceito que se expande rapidamente, especialmente por causa da pandemia, e a tendência é que este crescimento seja ainda mais intenso, tendo em vista que ele representa o futuro do trabalho.

Os escritórios flexíveis são aqueles utilizados de acordo com a necessidade das pessoas e das empresas. Isto quer dizer que o trabalho pode ser realizado em casa como teletrabalho, mas também em espaços públicos de livre acesso, como bibliotecas e cafés. Porém, há situações em que ir até o escritório é necessário e entre as opções destacam-se os espaços coworkings.

Por exemplo, quando precisa de receber um cliente importante para uma reunião ou está em um local sem a infraestrutura necessária para trabalhar.

Não é exagero dizer que o escritório flexível é a peça-chave para o futuro do trabalho. Existem diversas razões para isso e nós vamos explicar quais.

O escritório flexível promove a colaboração de grandes ideias
De acordo com um estudo desenvolvido pela Ginger, uma plataforma de serviços para a saúde mental, cerca de 70% dos funcionários são menos produtivos quando estão trabalhando em casa.

Este estudo e as percepções das empresas, em geral, estão descobrir que trabalho totalmente remota não é uma medida sustentável para as organizações. Porém, trabalhar apenas na sede da empresa, também deixou de ser uma necessidade.

A conclusão que se chega com tudo isto é que os escritórios devem continuar a existir no futuro, mas não da maneira tradicional. Cada vez mais as empresas deixarão de ocupar imóveis inteiros para alugar pequenos espaços em coworkings.

Desta forma os colaboradores podem trabalhar em casa ou em qualquer local que desejarem em determinados momentos.

Porém, em alguns dias da semana poderá ser essencial encontrar-se com chefes e colegas de trabalho para fomentar o desenvolvimento de ideias e a colaboração, que servem como base para o fortalecimento da cultura organizacional. Além disso, o convívio com os colegas também faz com que os funcionários criem e/ou reforcem um sentimento de pertencer à companhia.

As empresas precisam ter elasticidade em suas estruturas
À medida que as empresas adotam um modelo de trabalho remoto, precisam de menos espaço para as suas sedes. Agora, com o conceito de escritório flexível, o comparecimento à sede da empresa acontece apenas quando é necessário. Isso é muito benéfico para as companhias, que percebem e necessitam de fazer uma redução de custos.

Até pouco tempo atrás, era comum vermos empresas a alugar imóveis inteiros e fazendo longos contratos, de cinco ou até 10 anos. Agora, tomar uma atitude como esta pode ser arriscado.

É muito mais vantajoso deixar de alugar todo um imóvel e usar um espaço cowork onde poderá alugar um espaço, seja um escritório, sala de reuniões etc acabando assim por reduzir bastantes custos mas ainda podendo manter um espaço profissional de trabalho que só paga quando for utilizar.

No HUB Ativo, um espaço cowork em Portimão, poderá adotar este conceito, alugando um escritório, sala de reuniões ou até uma sala de formações de forma diária, mensal ou apenas por umas horas.

Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato ou venha visitar o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.