Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Por que fazer menos Teletrabalho e mais Anywhere Office

A pandemia do Covid-19 mudou muita coisa na rotina das pessoas. Uma das questões mais impactantes foi a necessidade de se trabalhar em casa. Agora, conforme a crise de saúde se vai estabilizando aos poucos, a tendência é fazer menos teletrabalho no dia-a-dia.

Mas, no entanto, não quer dizer que os trabalhadores vão voltar totalmente para os escritórios tradicionais das empresas. A pandemia serviu para acelerar uma cultura que já estava em alta em todo o mundo: o modelo Anywhere Office.

O Anywhere Office pode ser classificado como uma modalidade que permite a realização do trabalho em qualquer local. Os funcionários das empresas podem trabalhar nas suas casas, numa casa de praia, na casa da mãe, no café do bairro, mais onde tem sido mais utilizado este conceito é em espaços coworking, mas resumindo as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar eque desejarem.

De certa forma, as barreiras físicas e as fronteiras geográficas deixam de existir neste conceito. Mas porque devemos optar por este conceito? No artigo de hoje vamos lhe dar alguns motivos pelo qual este conceito pode ser uma boa alternativa.

Fazer menos teletrabalho e mais Anywhere Office deve se tornar cada vez mais comum nas empresas, modificando o futuro do trabalho. Vamos ver os motivos pelo quais estão a optar pelo anywhere office:

Possibilidade de executar diferentes tipos de jornada:
Trabalhar à distância não significa ter uma quebra radical nas rotinas de escritório. Na cultura do Anywhere Office, ocupar a sede da empresa pode continuar a fazer parte da realidade, mas este espaço deixará de ser o único espaço destinado para a execução das atividades profissionais, o que também reduz custos.

É possível adotar diferentes tipos de jornada de trabalho. Algumas das principais são:

  • Jornada híbrida: O colaborador pode trabalhar um ou dois dias da semana remotamente e o restante na sede da empresa;
  • Jornada modular: O funcionário pode trabalhar alguns meses fora da sede da empresa, o que possibilita viagens e estadias em outras cidades, por exemplo;
  • Jornada disruptiva: Neste caso, o trabalhador exerce as suas atividades totalmente fora do escritório.

O trabalho à distância é benéfico para todos e isso ficou provado durante a pandemia para muitas empresas. Para ter uma ideia, de acordo com as estatísticas, 94% das empresas afirmaram que atingiram ou superaram as suas expectativas em relação ao Home Office.

Outro estudo, feito pela IBM, revela que 52% dos profissionais desejam continuar com o trabalha remoto depois da pandemia.

Aumento do contato com a natureza:
De acordo com a Bossa Nova Sotheby’s, a procura por casas no campo cresceu mais. Esta informação mostra que as pessoas podem deixar um pouco de lado a rotina de correria dos grandes centros urbanos e procurarem passar mais tempo em locais em que há mais contato com a natureza.

Passar uma temporada a trabalhar na praia ou em uma cidade pequena agora é uma realidade. Basta alugar um apartamento no Airbnb, por exemplo, e curtir os momentos de folga em locais em que a natureza está muito mais presente.

Adoção de uma alimentação mais saudável
Um estudo revela que 44,6% das pessoas estão a consumir mais comidas saudáveis, depois de iniciar o trabalho de forma remota.

A rotina corrida muitas vezes faz com que os trabalhadores não tenham tempo para preparar os alimentos e, por isso, acabam por comer qualquer coisa na rua, como comidas altamente processadas e cheias de conservantes.

Ao praticar o Anywhere Office, as pessoas têm mais tempo para comprar e preparar alimentos saudáveis, como legumes e frutas orgânicas. É até possível cultivar uma pequena horta em casa, para plantar alguns tipos de vegetais e tê-los à disposição para usar em receitas culinárias.

A tecnologia não para de desenvolver
Zoom, Slack, Google Drive, Trello… A quantidade de ferramentas colaborativas de comunicação e armazenamento de dados em nuvem não para de crescer. Logo, a tendência é que o trabalho em Anywhere Office seja cada vez mais eficiente e facilitado.

Hoje em dia, é possível trabalhar à distância com muita facilidade, bastando ter um pc portátil e uma boa conexão com a internet. Isto faz com que a sede da empresa e a casa do colaborador deixem de ser os únicos espaços possíveis para a realização das atividades profissionais.

No entanto, é preciso ficar de olho na produtividade dos trabalhadores.

Eles precisam ter uma rotina saudável, interligando o trabalho com outras atividades, como as de lazer. Se não tiverem um devido controle, as pessoas podem acabar por trabalhar demais e desenvolvem doenças, como stress e a depressão.

Pronto para fazer menos teletrabalho e mais Anywhere Office? Uma boa ideia é optar pelos serviços de cowork do HUB Ativo, desta forma poderá vivenciar o futuro do trabalho na prática.

Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato ou venha visitar o HUB Ativo e o nosso espaço cowork em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.