Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

No artigo de hoje vamos dar-lhe a conhecer o conceito de networking, vamos a isto.

Começamos por explicar o que é Networking e como funciona, Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Esta rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Este termo utilizado mais no contexto empresarial, o objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, porém não deve ser uma ação unilateral – para ser efetivo, é preciso que haja reciprocidade, isto é, o benefício deve ser mútuo dos dois lados. Desta forma, para um bom networking é fundamental que para além de ir buscar oportunidades e benefícios, também demonstre o que pode oferecer de positivo aos seus contatos.

Ter uma rede de contatos consolidada com profissionais da sua área de trabalho ou áreas relacionadas é muito importante para que seja lembrado quando surgir oportunidades profissionais que exijam as competências que você possui. Por exemplo, quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função.

Dito isto, qual a importância do networking? Bem, se procura um novo emprego, o networking pode ser uma grande ajuda. A importância de uma rede de contatos forte é enorme. Talvez alguém na sua rede conheça uma oferta de emprego antes de ser anunciada ou inclusivamente conheça o gestor e possa falar sobre si ao gestor. Com o mercado de emprego tão competitivo, nunca prejudica ter alguém que sabe o que se passa; quantas mais pessoas conhecer, maiores serão as suas probabilidades de descobrir as informações primeiro.

Mas como pode fazer um bom networking para si e para os seus contatos? Como dito acima um bom networking pressupõe trocas, isso porque, ao construir sua rede de contatos profissionais, é fundamental que além de buscar oportunidades e benefícios para si, demonstre também o que pode oferecer de positivo aos seus contatos.
Para isso, é importante conhecer os seus possíveis parceiros, concorrentes ou empregadores, identificar suas necessidades e interesses e entender de qual maneira ambos podem se ajudar.
Mas um bom networking não é apenas conseguir novos contatos, é também saber manter os contatos que já fez no passado. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.

Para terminar, vamos dar-lhe algumas dicas para fazer o seu networking:

  •  Mantenha as suas redes sociais atualizadas com informações profissionais.
  •  Participe em eventos e em fóruns relacionados a sua área de trabalho.
  •  Retorne o contato com as pessoas que possa ter conhecido em eventos.
  •  Demonstre interesse pelo trabalho dos outros.
  •  Divulgue o seu trabalho nas redes sociais.
  •  Não fale de maneira negativa sobre outros profissionais ou concorrentes.

No HUB Ativo poderá ter a chance de conhecer outros profissionais de variadas áreas que estão a usar o nosso espaço e serviços. Com o nosso serviço de cowork é uma excelente maneira de aumentar o seu leque de contatos. Pode entrar em contato connosco pela nossa página de contatos ou venha visitar o nosso espaço e serviços, estamos localizados em Portimão.