Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Novas Tendências do Web Design

Tal como a moda, o web design não escapa às tendências, tendências estas que resultam de variados fatores, entre eles a tecnologia, que está em constante evolução e impacta profundamente na experiência do utilizador, neste artigo vamos dar a conhecer algumas das tendências do Web Design que são importantes quando estiver a criar o seu site ou loja online.

Mobile First: Sites Responsivos:
Não é algo propriamente recente, que as pesquisas são feitas hoje em dia grande parte nos smartphones e tablets, na verdade as pesquisas feitas por estes dispositivos já ultrapassaram as pesquisas feitas no laptop/desktop (computador). Com esta mudança alterou-se por completo a forma como os utilizadores se relacionam com a web e consequentemente os sites têm que estar preparados para ser visualizados em dispositivos móveis. Desta forma, um web designer tem que ter sempre em atenção ao criar o site em que este mesmo esteja adaptado para ser visualizado tanto num computador como num smarthphone.

Rapidez de carregamento:
3 segundos ou menos, é este o tempo que um utilizador leva para decidir se querem sair ou permanecer num website. Devido ao algoritmo de velocidade anunciado pelo Google, é fundamental diminuir o tempo de carregamento de um website para desta forma melhorar o ranking no mecanismo de pesquisas pois vai ser um importante factor na decisão e desejo do utilizador de ficar ou querer sair do seu website.

Elementos de Animação:
Apesar de haver muitos web designers contra e outros a favor de elementos de animação, a verdade é que hoje em dia é que a anulação de elementos animados anula dois elemento importantes do web design o movimento e interacção. Os web sites devem ser muito mais do que imagens e textos estáticos. Elementos de animação simples e subtis podem vir a ajudar os seus utilizadores na compreensão e destaque de pontos importantes/interessantes. Mas lembre-se que apesar de fundamental, os elementos de animação não devem ser usados em excesso pois pode atrapalhar os objectivos de atenção do seu website.

Formas:
Esqueça os ângulos rectos e de 90º graus e aposte nas curvas. Aposte em formas fluídas, geométricas e assimétricas e de preferência misturadas com cores fortes. As formas orgânicas com linhas fluídas são as que melhor funcionam porque significam acessibilidade e conforto. Pelo fato de serem imperfeitos e assimétricos por natureza, ainda viabilizam profundidade do site.

Agora que conhece algumas das principais tendências de web design, reflicta antes de começar a fazer tais alterações: tal como outras tendências da moda e outros temas, as tendências do web design também têm de ser adequadas à identidade da sua empresa para funcionarem bem.

Mas se ainda estiver com algumas dúvidas e não souber implementar estas novas tendências no seu website, o Hub Ativo está cá para o ajudar, com a nossa equipa de Web Designers que está disponível para criar ou renovar o seu website com as novas tendências mas sempre personalizado ao seu gosto. Para mais informações entre em contacto connosco na nossa página de contatos.
Ou se preferir, venha visitar o nosso espaço, estamos localizados em Portimão, no Algarve e teremos todo o gosto em o ajudar a criar ou a renovar o seu website para que esteja o seu negócio online actualizado.