Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Inteligência Artificial em Websites

A Inteligência artificial(AI) é a palavra de ordem em todo o mundo. Hoje em dia, muitas empresas desenvolveram ferramentas de projeto com integração de inteligência artificial para criar websites.

No caso da utilização de inteligência artificial em websites dá-se o nome de Inteligência Artificial para Design. Mas como funciona a Inteligência Artificial para Design? Basicamente, é um mecanismo que identifica e implementa as tendências de design da Web com a ajuda da aprendizagem da máquinas. A Inteligência Artificial habilita a funcionalidade de design automático para os usuários, desta forma só precisam de declarar seus requisitos.

Vamos agora passar aos exemplos e benefícios de ter Inteligência Artificial para Design nos seus websites/lojas online

Avaliação/Comentários dos clientes:
As avaliações transmitem clareza e confiança para os clientes quando estão a pesquisar pelos seus produtos. Alguns sites já estão a aplicar tecnologias de inteligência artificial para mudar a maneira como eles exibem os comentários. Apenas mostram o que os consumidores realmente pensam sobre cada um dos produtos. Já outros também podem disponibilizar informações que não estão presentes por padrão no arquivo do produto, mas que são essenciais durante a compra. Por exemplo: Comentários de pessoas que utilizam o mesmo idioma que a pessoa que vai comprar o produto, se por exemplo o seu cliente for inglês, a inteligência artificial vai filtrar nos comentários de avaliações os comentários que foram feitos em inglês e mostrar esses comentários em primeiro.

Barra de pesquisa:
A barra de pesquisa num site deve ser intuitiva e fácil de usar. Este recurso é muitas vezes subestimado, mas é realmente vital para um website. Acha que não é vital? Fique a saber que 30% dos consumidores usam a opção de pesquisa para encontrar um produto ou algo em um website! Com a inteligência artificial pode incluir conteúdo gerado por outros utilizadores na barra de pesquisa. Os seus clientes podem encontrar os produtos que melhor satisfazem as suas necessidades e comparar as opiniões de outros clientes.

Chatbots:
Os Chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial que podem compreender a linguagem natural e comunicar com os seres humanos. Os Chatbots conseguem dar respostas eficientes às necessidades dos seus clientes, desta forma podem obter respostas precisas e imediatas.
Através do uso de chatbots, os sites podem diminuir o tempo de espera de resposta dos clientes, utilizando um software para responder a qualquer momento aos pedidos ou informações que eles querem pretendem e ainda guardar informações que possam ser úteis para você mais tarde entrar em contato com o cliente.
Além disso, não haverá mais barreiras impostas por feriados e horas noturnas em que você não poderá responder, um chatbot estará sempre online 24h e todos os dias, para responder aos seus clientes.

Mecanismos de recomendação:
Os mecanismos de recomendação são usados por muitas lojas online, como a Amazon, para identificar o público-alvo dos seus produtos. Com base em pesquisas recentes realizadas por um potencial cliente, os algoritmos da Inteligência Artificial (aliado muitas vezes com o Google Ads) nos motores de busca registam detalhes procurados nas pesquisas sobre um produto que está a ser procurado por um potencial cliente.
Com base nos resultados do algoritmo, o motor de pesquisa gera recomendações adequadas para o usuário e lista-as para ajudar a encontrar rapidamente o produto.

Login com reconhecimento facial:
Já existem programas ou plugins que permitem fazer login em sites sem a necessidade de ter que colocar dados de acesso como e-mail ou password, neste caso a sua cara é acesso. Estes programas funcionam utilizando a webcam para fazer o reconhecimento facial de usuários com recursos biométricos e certificar o acesso a sites a diversos sites.

Pesquisa por voz
Embora muita gente utilize a barra de pesquisa, a verdade é que a pesquisa por voz também já esta a ter um aumento bastante grande de utilização. Enquanto que no computador os usuários tendem a usar a barra de pesquisa, nos telemóveis e dispositivos móveis, a maioria dos usuários geralmente utiliza a pesquisa de voz para pesquisar o que pretende. Claro que para isto o seu site também deverá estar responsivo (veja aqui o nosso artigo sobre websites responsivos). Você pode implementar a pesquisa por voz no seu site com a ajuda da Inteligência Artificial e assim, com a ajuda de bots de voz da AI, os clientes que acedam ao seu site podem encontrar o que precisam pela pesquisa por voz.

Gostou do nosso artigo? Quer implementar inteligência artificial no seu website? O HUB Ativo e a sua equipa de web design pode desenvolver ou renovar o seu site ou loja online de forma a ter algo moderno e “equipado” com as novas tecnologias. Entre em contato connosco pela nossa página de contato ou se preferir venha visitar o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.