Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Escritório Compartilhado O que é e suas vantagens

No artigo de hoje, vamos falar sobre o conceito de compartilhado, que vai muito além de um mero ambiente de trabalho.

O que é um escritório compartilhado?
O escritório compartilhado é sinônimo de coworking/Cowork. No entanto, não se resume ao compartilhamento de infraestrutura voltada para empresas e profissionais. Significa, acima de tudo, pertencer a uma comunidade, que se traduz em uma nova forma de trabalho, com mais liberdade, economia e flexibilidade.

O escritório compartilhado é cuidadosamente pensado para permitir um ambiente produtivo e colaborativo para membros e eventuais visitantes. Por meio de um ambiente dinâmico, que é criado sem restrições corporativas, o coworking é projetado para atender as necessidade de empresas ou individuos que trabalham por conta propria.

Com este conceito as pessoas trabalham mas também geralmente compartilham equipamentos, ideias e conhecimentos.

Escritório compartilhado para grandes empresas
Muitas pessoas associam o escritório compartilhado somente a startups, pequenas empresas, freelancers, profissionais autônomos e afins. Sim, os coworkings são voltados para esse público também, mas cada vez mais grandes empresas estão a procurar utilizar os espaços flexíveis de trabalho.

Longe de ser algo passageiro, o escritório compartilhado representa um movimento estratégico para grandes organizações. Afinal, à procura de mais competitividade e diferenciação no mercado, essas companhias contam com as vantagens destes ambientes para os seus funcionários.

Entre outros benefícios, os espaços compartilhados representam diversas oportunidades de networking no dia-a-dia, o que significa uma comunidade de parceiros, mentores e potenciais clientes, além de um conjunto de talentos à disposição.

Escritório compartilhado para startups, pequenas e médias empresas
O escritório compartilhado também é ideal para startups e pequenas e médias empresas. Uma das vantagens do ambiente flexível para essas organizações é que ele não tem contrato longo ou burocrático, é acessivel a qualquer bolso e tem salas de reunião, escritórios privados, salas de formações, internet e muito mais.

Se você frequentar um espaço cowork, por exemplo, não precisará se preocupar com os custos de limpeza, água ou até luz. Logo torna-se uma opção mais rentavel do que comprar um espaço físico.

Escritório compartilhado para freelancers e autônomos
Como não poderia deixar de ser, o escritório compartilhado também é um ambiente perfeito para freelancers e profissionais autônomos. Para eles, este espaço representa uma grande liberdade para trabalhar onde, quando e como quiser. Além disso, há as vantagens de estar em um espaço altamente produtivo e ser parte de uma comunidade de pessoas com valores e objetivos em comum.

O escritório compartilhado é o antídoto perfeito para aqueles que seriam forçados a trabalhar sozinhos ou em cafés barulhentos, com a internet possivelmente lenta.

Uma vez que o escritório compartilhado está cheio de pessoas ambiciosas, criativas e interessantes, que atuam nos mais diversos tipos de negócios e nichos, estar dentro destes ambientes é ótimo para fazer novos amigos e conhecer clientes e parceiros em potencial.

Quais são as vantagens do escritório compartilhado?
Conforme destacamos, o escritório compartilhado é um local de trabalho voltado para as mais diversas empresas e profissionais. E também projetado para possibilitar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo.

Além disso, é um espaço de interação, ideias e compartilhamento. Em tempos de mudanças muito rápidas, este conceito chegou para revolucionar e reinventar o universo do trabalho. Isso significa que quem está dentro de um coworking passa a fazer parte de uma comunidade.

Entre as suas particularidades, podemos afirmar que o escritório compartilhado conta com uma estrutura completa. Ela inclui escritórios privados, salas de reunião, salas de de formações, espaços de descompressão e muito mais.

Neste ambiente, profissionais autônomos e empresas de todos os tipos e área de atuação trabalham lado a lado. Todos eles estão focados em suas atividades, mas, ao mesmo tempo, antenados ao que acontece ao redor.

Não raro, pessoas com perfis profissionais completamente diferentes compartilharem a mesma mesa e acabam por iniciar uma conversa que pode gerar boas ideias, grandes parcerias e até mesmo novos negócios. É uma excelente forma de incrementar o networking e trazer mais benefícios para a carreira ou empresa.

Escritórios privados
Os escritórios privados são espaços reservados dentro do escritório compartilhado para empresas que desejam ter um pouco mais de privacidade, sem perder todos os benefícios que esse tipo de local tem a oferecer. Elas podem ser tamanhos variados, conforme a necessidade do negócio e a disponibilidade do coworking.

Nos escritórios privativos, a empresa pode adotar sua própria identidade visual na decoração interna para refletir os seus valores e sua cultura. Ao mesmo tempo, ela tem acesso a todos os serviços básicos de um escritório compartilhado, tais como acesso à copa, a recepção e acesso às salas de reunião.

Sala de reunião/formações
As salas de reunião dos escritórios compartilhados são um grande atrativo. Elas podem ter capacidades variadas, mas todas elas vêm com equipamentos modernos e completos para encontros bastante produtivos. Cada coworking oferece as suas particularidades, mas, em geral, todas contam com TV, projetor e material de apoio, como quadro branco.

O controle de agendamento fica por conta da pessoa que administra o local. As salas podem ser reservadas pontualmente, o que é ideal para quem utiliza pouco, ou estarem incluídas no pacote de utilização do coworking, de acordo com as necessidade de cada empresa ou profissional.

Economia
O uso de um espaço em coworking fica muito mais barata do que a manutenção de um escritório tradicional.  Para ter uma noção veja as despesar que não terá que pagar ao utilziar um escritório compartilhado:

  • aluguer do imóvel;
  • serviço de recepção / secretariado;
  • serviço de limpeza e manutenção predial;
  • materiais de limpeza;
  • gastos com água, energia elétrica e condomínio;
  • telefone e internet;
  • mobiliário e equipamentos de uso comum.

Morada fiscal
Um dos serviços mais procurados nos espaços coworkings é a morada/sede fiscal, que consiste no uso da morada do escritório compartilhado para finalidades fiscais e logísticas. É a solução ideal para empresas que funcionam de forma remota e que nem sempre precisam alocar os seus colaboradores no local, mas que precisam de uma morada para receber as correspondências e emitir notas fiscais.

Apesar de ser um serviço independente, tanto a morada fiscal quanto o uso de escritórios privativas podem ser contratados em conjunto, fechando pacotes que são mais vantajosos, principalmente do ponto de vista financeiro.

Depois de ler o nosso artigo ficou interesado em utilizar um espaço compartilhado? Venha conhecer o HUB Ativo, um centro de negócios com espaço compartilhado/Cowork situado em Portimão.  Conheça este e outros serviços que temos para si, para mais informações entre em contato pela nossa página de contatos ou visite o HUB Ativo.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.