Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Num mundo cada vez mais digital, cada vez os websites se tornam algo comum para qualquer empresa ou negócio. Mas ainda muitos negócios continuam a ter dificuldades em ter um webiste seguro de todas as ameaças que existem no mundo da internet.

No artigo de hoje vamos chamar atenção alguns erros que pode estar a cometer no seu website que poderão afetar a segurança do mesmo.

Não possuir um Certificado de Segurança (SSL):
Como já falamos em artigos anteriores, um certificado de segurança é essencial num website, independentemente se que tipo de website for. Estes certificados são dos elementos que mais contribuem para a segurança do seu website mas também para a confiança dos utilizadores, para além que protege os dados do seus clientes. Por isso, não esquecer de possuir um certificado de segurança no seu site.

Ausência de controle de utilizadores:
Ter alguns utilizadores/funcionários que o possam ajudar na manutenção do seu website poderá ser uma grande ajuda, contudo também há que ter atenção a este ponto.
Há que realizar um controlo rigoroso de que utilizadores/funcionárioss têm acesso ao seu website e até que ponto poderão fazer alterações no mesmo.
É preciso ter atenção aos níveis de permissão e conceder acesso de acordo com o nível de cada utilizador aos sistemas da empresa, para que de futuro evite que, caso um funcionário tenha as credencias roubadas, o hacker não consiga ter acesso aos dados da empresa.

Acessos demasiado fáceis e não fazer alteração dos mesmos:
Já não é novidade que as nossas passwords não devem ser algo fáceis para não facilitar o acesso de quem não queremos. Bem, nos sites sucede o mesmo, garantir que a sua password é longa, difícil que tenha caracteres especiais etc, poderá ser uma garantia que tão facilmente alguém não vai descobrir. Mas fora isto, também é essencial que a sua password seja trocada de x em x tempo para garantir uma segurança ainda maior para o seu webiste.

Falta de atualizações:
Manter os sistemas da empresa atualizados é fundamental para impedir ataques por parte de hackers ao seu site. Novas ameaças surgem todos os dias, e por isso, manter equipamentos não atualizado pode significar dar “entradas” que podem ser facilmente exploradas por pessoas mal-intencionadas. Manter todo o sistema e alguns casos, plugins e temas é essencial para garantir que os mesmos estão prontos para evitar algum ataque. Muitas vezes um plugin não atualizado pode causar falhas de segurança que vai permitir mais facilmente um ataque. Hoje em dia também já há softwares que permitem fazer a atualização automaticamente, de qualquer forma, se é utiliza algo automático, ainda assim é mais seguro que vá vendo se as atualizações estão a ser todas realizadas, pois pode acontecer alguma não estar a ser atualizada automaticamente e precise de ser manualmente

Falha na rotina do Backup:
Por fim, se algo correr mal no seu site e se por azar perder tudo, uma medida de segurança que poderá salvar o seu website é um backup. Para garantir que tenha sempre a versão mais recente do seu site, é essencial que garante uma rotina de backup, garantir que o seu backup é feito de semana em semana ou mês em mês, consoante a quantidade e alterações que faz no seu site, se todas as semanas faz alterações, talvez um backup de semana em semana será melhor, se não fizer assim tantas alterações, um backup mensal será suficiente. Se caso o seu backup é feito de modo automático, verifique sempre que poder se o backup está mesmo a ser feito consoante o tempo que marcou para fazer.

No HUB Ativo a nossa equipa de departamento de Web Design irá ter em atenção na criação do seu site/loja online, para além de toda a segurança, ainda a manutenção para garantir que o seu site está atualizado, seguro e funcional.
Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato ou venha visitar o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.