Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Não há como negar que a vida mudou muito após a chegada e evolução constante da tecnologia.

Falamos muito em tecnologia e em tudo o que ela representa e facilita no dia a dia das pessoas.
Temos já enraizados alguns hábitos, como não sair de casa sem o telemóvel: podemos esquecer os documentos, dinheiro e outras coisas, mas o telemóvel, nunca!

E sabendo o quanto estamos dependentes dos nossos telemóveis, cada vez mais a tecnologia está a virar-se para aplicações e funções para os smartphones, de forma a facilitar e a transformar o mundo da tecnologia pelos telemóveis

No artigo de hoje vamos falar de algumas aplicações e funções nos smartphones que têm mudado as nossas vidas e a tecnologia no mundo.

Diga adeus aos cartões de créditos e dinheiro físico
Já aconteceu chegar à caixa de uma loja ou supermercado para pagar as suas compras e reparar que se esqueceu da carteira? É mais comum do que pensa, ou porque deixamos a carteira no carro ou mesmo em casa. Agora, já pode simplesmente pagar com o telemóvel, o seu telemóvel é como se fosse um cartão de débito ou crédito.
Existe já várias formas de pagamento pelo telemóvel, como QR Codes e NFC.
Vamos explicar como funcionam cada uma.

QR Codes: Os QR Codes já não são novidade, basicamente são códigos de barras bidimensionais que são lidos pela câmara do seu smartphone. O telemóvel lê o código e a partir daqui efetua o pagamento.

NFC: NFC (Near Field Communication) é de uma forma simples uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos compatíveis, desde que estes se encontrem próximos um do outro. Existe o Bluetooth, o WIFI e agora o NFC. Este método exige uma maior proximidade entre os dispositivos o que também permite uma maior segurança. Esta tecnologia já existe em alguns telemóveis e ao nível dos pagamentos permite-lhe pagar as suas compras apenas encostando o telemóvel ao terminal de pagamento. Funciona como os cartões contactless, exatamente da mesma forma, com a diferença de que aqui utiliza o smartphone e não o cartão do banco.

Estas tecnologias permitem o pagamento através do telemóvel, mas para começar a utilizar o smartphone nas lojas precisa de, em primeiro lugar, instalar as apps adequadas e proceder à configuração das mesmas.

Fazer compras, pagamentos, transferir dinheiro, levantar dinheiro e mais
Já deve ter ouvido falar da aplicação móvel MB Way que, de uma forma muito geral, permite fazer compras online e em lojas físicas, criar cartões virtuais, fazer transferências e utilizar o smartphone para levantar dinheiro num multibanco.
Com o MB Way, é possível utilizar este serviço para comprar em lojas físicas através de duas formas: QR Code e Contactless, sendo que este último está apenas disponível para o sistema operativo Android e claro, para os smartphones que possuam a tecnologia NFC. Mas também é possível fazer compras em lojas online sem ter que usar os dados do seu cartão, pode criar um cartão temporário, com o valor que quiser e que pode ser usado apenas 1 vez, o MB Way vai criar um cartão fictício com todos os dados que o site poderá pedir, sem eles terem acesso ao seu cartão verdadeiro.

Mais uma vez, para utilizar este método terá que instalar a aplicação assim como proceder à configuração da mesma.

Estar em contato com qualquer pessoa em qualquer lado
Embora seja necessário ligação à internet para os exemplos que vamos dar. Hoje em dia poderá entrar em contato com qualquer pessoa sem ter que gastar centenas de euros em chamadas. Aplicações como WhatsApp, Messenger entre outros, cada vez estão a ser mais utilizados entrar em contato com as pessoas, tendo a opção de enviar mensagens de texto, video-chamada, chamada e ainda envio de ficheiros. Esteja você em Portugal e a outra pessoa no Brasil ou em qualquer parte do mundo, basta ter acesso à internet para entrar em contato com essa pessoa, sem ter que gastar dinheiro.

Documentos, notas de apontamentos na palma da sua mão
Hoje em dia muitos telemóveis já têm aplicações instaladas que permitem que você escreva notas de apontamentos, guarde e em qualquer momento pode aceder e ler ou até mesmo partilhar/enviar para outra pessoa. Documentos que precisa de ter mais à mão também poderá ter no seu telemóvel e abrir sempre que necessário. Tem problema em decorar passwords? Também poderá instalar aplicações que permitem guardar as suas passwords (de forma segura) e ter elas sempre à mão quando necessitar. Hoje em dia existe 1001 aplicações que podem vir a ser uma grande ajuda para o nosso dia-a-dia, basta procurar e ter a certeza que é uma aplicação fiável.

O seu personal trainer no telemóvel
Assim como digo acima, existe várias aplicações para nós ajudar no dia-a-dia. Muitas delas são aplicações para ajudar a emagrecer e ou treinar. Dependendo do que procura, poderá ter no seu smartphone que conta quantos passos deu, quantas calorias queimou, como também pode ter uma aplicação que é quase como um personal trainer, em que faz uma lista de exercícios físicos para fazer, naquele horário, todos os dias. Alguns até já definam um alarme para o relembrar da hora do treino e até contabilizam o seu ritmo cardíaco, quantas calorias gastou entre outros dados, basta ter o seu telemóvel consigo enquanto faz os exercícios.

Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e partilhe com os seus amigos.