Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
AMP - O que é e suas Vantagens

AMP, poucas pessoas conhecem este termo, mas no artigo de hoje vamos dar a conhecer o que é isto do AMP e como isto poderá ser um grande aliado para melhorar o seu site ou loja online, como? Com o AMP a velocidade melhora a experiência do usuário e é um dos fatores de rankeamento do Google, neste sentido a configuração de AMPs pode ser muito vantajosa para seu site!

Mas o que significa AMP – As suas siglas são a abreviação de Accelerated Mobile Pages que é português mais coisa menos coisa do que páginas aceleradas para dispositivos móveis. Sabendo que cada vez mais as pessoas utilizam os seus telemóveis para navegar na Internet e que o Google está a dar prioridade a sites otimizados para telemóveis, já está a começar a perceber a vantagem certo?

Desta forma, as  páginas dos sites são otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acedidas via dispositivos móveis. O projeto é uma iniciativa em código aberto de grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis.

Uma página AMP possui uma arquitetura que prioriza a velocidade de carregamento da página. Essa arquitetura é dividida em 3 configurações diferentes:

  • AMP HTML: um código HTML diferente, com restrições e extensões, indo além do HTML básico. A maioria da suas tags são normais de HTML, mas algumas são substituídas por tags específicas do AMP;
  • AMP JS: responsável por assegurar a renderização rápida de páginas AMP. A sua principal função é tornar assíncrono tudo o que é externo, para que nenhum elemento da página possa bloquear a renderização de outro;
  • Google AMP Cache: é opcional, mas armazena todas as páginas em AMP HTML em cache nos servidores do Google e melhora o seu desempenho automaticamente. Outras empresas também podem desenvolver seu próprio cache de AMP.

Ao realizar uma pesquisa no Google usando o telemóvel, as páginas com AMP configurado ficam marcadas com a sua sigla. Ao clicar num resultado marcado como AMP, a versão simplificada da página é carregada quase instantaneamente.

Ao ser configurada, uma página AMP acaba por se tornar uma segunda versão da página, com o mesmo conteúdo da versão original, sendo identificada geralmente com “/amp” no final do link, o que facilita identificar seu desempenho de forma isolada em relatórios de web analytics.

Bom, depois que vimos tudo isto, podemos concluir que a velocidade de carregamento das páginas influencia muito no SEO dos sites. Dessa forma, adotar este tipo de otimização contribui para uma experiência mais positiva para os clientes, e consequentemente, gera mais vendas e mais visitas no seu site.

No HUB Ativo a nossa equipa de web design irá ajuda-lo a desenvolver um site ou loja online pronto para ser acedido em qualquer dispositivo e com todas as funções que possa precisar! Para mais informações entre em contato connosco pela nossa página de contato ou visite o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.