AMP, poucas pessoas conhecem este termo, mas no artigo de hoje vamos dar a conhecer o que é isto do AMP e como isto poderá ser um grande aliado para melhorar o seu site ou loja online, como? Com o AMP a velocidade melhora a experiência do usuário e é um dos fatores de rankeamento do Google, neste sentido a configuração de AMPs pode ser muito vantajosa para seu site!
Mas o que significa AMP – As suas siglas são a abreviação de Accelerated Mobile Pages que é português mais coisa menos coisa do que páginas aceleradas para dispositivos móveis. Sabendo que cada vez mais as pessoas utilizam os seus telemóveis para navegar na Internet e que o Google está a dar prioridade a sites otimizados para telemóveis, já está a começar a perceber a vantagem certo?
Desta forma, as páginas dos sites são otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acedidas via dispositivos móveis. O projeto é uma iniciativa em código aberto de grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis.
Uma página AMP possui uma arquitetura que prioriza a velocidade de carregamento da página. Essa arquitetura é dividida em 3 configurações diferentes:
- AMP HTML: um código HTML diferente, com restrições e extensões, indo além do HTML básico. A maioria da suas tags são normais de HTML, mas algumas são substituídas por tags específicas do AMP;
- AMP JS: responsável por assegurar a renderização rápida de páginas AMP. A sua principal função é tornar assíncrono tudo o que é externo, para que nenhum elemento da página possa bloquear a renderização de outro;
- Google AMP Cache: é opcional, mas armazena todas as páginas em AMP HTML em cache nos servidores do Google e melhora o seu desempenho automaticamente. Outras empresas também podem desenvolver seu próprio cache de AMP.
Ao realizar uma pesquisa no Google usando o telemóvel, as páginas com AMP configurado ficam marcadas com a sua sigla. Ao clicar num resultado marcado como AMP, a versão simplificada da página é carregada quase instantaneamente.
Ao ser configurada, uma página AMP acaba por se tornar uma segunda versão da página, com o mesmo conteúdo da versão original, sendo identificada geralmente com “/amp” no final do link, o que facilita identificar seu desempenho de forma isolada em relatórios de web analytics.
Bom, depois que vimos tudo isto, podemos concluir que a velocidade de carregamento das páginas influencia muito no SEO dos sites. Dessa forma, adotar este tipo de otimização contribui para uma experiência mais positiva para os clientes, e consequentemente, gera mais vendas e mais visitas no seu site.
No HUB Ativo a nossa equipa de web design irá ajuda-lo a desenvolver um site ou loja online pronto para ser acedido em qualquer dispositivo e com todas as funções que possa precisar! Para mais informações entre em contato connosco pela nossa página de contato ou visite o HUB Ativo em Portimão.