Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
A importância de ter o seu Website rápido

Com certeza, já lhe deve ter acontecido pelo menos 1x estar a navegar pela Internet, e entrar num site, que acabou por demorar tanto para entrar ou era tão lento a carregar o conteúdo ou a mudar de página, que você acabou por desistir e sair do site. Verdade?

Bem, o artigo de hoje, vai mostrar a importância de ter o seu site rápido, para evitar situações como as de cima, e perder a chance de angariar um possível cliente!

Não importa qual o conteúdo do seu site, ou que pretende com o site, seja vendas, leads ou visitas. É essencial que o seu website seja ágil e rápido. Ter um website lento, poderá ter um grande impacto no seu website, para além de perder visitas os motores de pesquisa irão colocar o seu site como “segunda opção”. 4

De acordo com uma pesquisa do Google em 2018 , 53% dos usuários de dispositivos móveis saem de um site que leva mais de três segundos para carregar.

O problema é que a mesma pesquisa revelou que o tempo médio de carregamento em dispositivos móveis é de 15 segundos. A maioria dos sites ainda deixa muito a desejar no que se refere ao tempo de carregamento das suas páginas. Um estudo realizado pela SEMrush, revelou que mais de 82% dos sites apresentam problemas de desempenho, como velocidade de carregamento da página baixa.

Como poderá testar a velocidade do seu website? Existem alguns websites que poderá utilizar para verificar a velocidade do seu website, alguns deles até dizem logo o que deverá alterar/melhorar para assim aumentar a velocidade de carregamento. Para verificar a velocidade de carregamento do seu website, basta viistar um dos websites abaixo e inserir o link do seu website:

Page Speed Insights;
GTmetrix;
Pingdom;

 

Agora que verificou a sua velocidade, o que poderá fazer para melhorar a rapidez do seu site?

Hoje em dia, já existem vários plugins e ferramentas que o podem ajudar a melhorar o desempenho do seu website. Mas há certas coisas que poderá também ter em atenção que poderão fazer uma grande diferença no carregamento das páginas. Mas vamos dar as sugestões de melhoramento que costumam ser as causas principais de um site lento:

Melhorar o desempenho do servidor:
Quando um site recebe muitos acessos, como canais de notícias, blogs e lojas online, é recomendado investir em um servidor que seja capaz de suportar um grande número de visitantes simultâneos. Ter um servidor dedicado, ou seja, aquele que disponibiliza o serviço com total exclusividade para o cliente, é importante, pois ele tem mais recursos de armazenamento e de processamento de dados.

Ajustar tamanhos de imagens e/ou mudar elas para um formato mais leve:
O uso de imagens em um site é bom, pois atrai o usuário de forma visual e traz benefícios de SEO. Porém, é necessário cuidado para não exagerar. As imagens podem ser os arquivos mais pesados de um site. Uma opção é usar compactadores para diminuir o tamanho das fotos. Existem plugins de otimização de imagens para WordPress, como o Optimus e o Tinypng. Poderá também utilizar um convertor de jpg para webp que é um formato mais leve e desta forma reduzir o tempo de carregamento do seu website.

Ainda assim precisa de ajuda profissional para melhorar a rapidez do seu site? No HUB Ativo a nossa equipa de web design irá ajuda-lo a preparar o seu site para uma maior rapidez de carregamento. Quer já tenha um site ou queira criar um site, estaremos aqui para o ajudar com a garantir que os nossos profissionais o irão ajudar a criar um site personalizado ao seu gosto, mas também com todas as funções necessárias. Para mais informações entre em contato conosco pela página de contato ou venha visitar o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.