No artigo de hoje vamos falar do termo Team-Building. Algumas empresas/negócios já conhecem mas nem todos colocam em prática, já outros não conhecem e não conhecem os benefícios que isso poderá trazer para a sua empresa.
Vamos começar por explicar este termo…Team-Building também é conhecido como “Construção em equipa”, a sua tradução já revela um pouco do que se trata. É uma técnica empresarial que se costuma utilizar para fomentar o espírito de equipa e o trabalho entre empregados através de uma série de atividades organizadas pela empresa. O objetivo que se pretende alcançar com o team-building, é encontrar-se vários tipos diferentes de atividades, por exemplo, apresentações para integrar novos membros na equipa, atividades de confiança para se trabalhar lado a lado junto a uma equipa entre outros. O team-building é uma ótima forma para também fomentar o pensamento estratégico dos trabalhadores.
Desta forma, os membros da empresa passam mais tempo juntos, compartilham experiências ou trabalham para o mesmo objetivo, o que vai que um engajamento entre funcionários aconteça de uma forma mais orgânica e eficiente, através da criação de laços e a troca de informações entre si.
O Team Building também proporciona oportunidades que visam a melhora do autoconhecimento, que é essencial para o progresso individual. A partir do momento em que se tem conhecimento de seus pontos fortes e fracos, é mais vantajoso passar a focar naquilo que possui maior potencial, certo?
E quais são as vantagens de se fazer Team-Building?
Embora com os texto acima já dê para ter alguma noção da suas vantagens, vamos reforçar mais benefícios:
– Aumenta a motivação dos empregados: A motivação é o guia para conseguir uma boa produtividade. Relembra que empregados motivados serão também mais felizes no seu posto de trabalho.
– Fomenta a envolvência do grupo: O espírito da equipa das diferentes atividades fomenta a sensação de identidade e envolvência do grupo.
– Cria vínculos entre colegas: As atividades de team building também estimulam vínculos entre os trabalhadores, melhorando as relações interpessoais entre os colegas de trabalho.
– Melhorar a comunicação da equipa: Para que uma empresa funcione é imprescindível que a comunicação e a interação entre os membros de uma equipa flua.
– Aumenta a criatividade: O ambiente distendido e a dinâmica das atividades faz com que os trabalhadores se encontrem com diferentes objetivos e estimule a sua criatividade.
Para terminar, é significativo realizar estes momentos de confraternização com o objetivo de demonstrar para os colaboradores que eles são valorizados pela empresa, além de serem um fator indispensável para o sucesso.
Afinal, o cliente interno, assim como o externo, também espera criatividade e inovação da empresa. É preciso alimentá-lo pois o capital humano é é um dos fatores que mais agrega valor a uma organização, e o interessante é que eles estão em constante evolução, que se torna mais perceptível quando a instituição colabora para esta.
Tudo isto também coopera para o bem-estar da equipa, que no final das contas deveria ser a primeira a estar satisfeita com a empresa, visto que ao se admirar pelo trabalho e sentir que faz a diferença, o grupo se motiva a alcançar resultados e colabora para bater metas.