Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
10 Maneiras de Ser Mais Produtivo Enquanto Trabalha

No artigo de hoje vamos dar-lhe algumas dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva no seu trabalho. A seguir, vamos mostrar 10 dicas para colocar em prática no seu dia a dia para que tenha uma melhor performance no seu trabalho. Vamos a isto:

1 – Crie regras
Se trabalha numa empresa com outras pessoas ou precisa conviver com família ou amigos enquanto trabalha em casa, crie pequenas regras, por exemplo, ninguém falar com você enquanto estiver de fones de ouvido, mesmo que não esteja a ouvir música é uma forma visual e rápida das outras pessoas saberem que está ocupado.

2 – Mantenha o seu local de trabalho organizado
Quando o seu local de trabalho está bem organizado, com as coisas no seu devido lugar, consegue ver melhor o seu espaço e evita se perder em meio a tanta papelada desnecessária.
Aliás, para automatizar este processos poderá ter a ajuda de aplicativos e ferramentas online e, assim, eliminar papéis também é fundamental para se tornar mais produtivo.
3 aplicações que pode usar:  Notion, Wunderlist, Todoist

3 – Identifique e elimine qualquer fonte de distração
As notificações são um grande exemplo de distração que deve cortar, coloque o telemóvel num lugar que não esteja à vista se sentir que está cedendo ao impulso de olhar para as notificações. Um aplicativo como o “Florest” também pode ser ótimo para ajudar a deixar o telemóvel ou as páginas da web de lado.

4 – Faça uma lista de tarefas
É melhor forma para facilitar o seu trabalho no dia a seguir e garantir que é produtivo. Crie uma lista na noite anterior com as tarefas que precisa fazer no dia seguinte, vai ser uma maneira de acordar sem preocupações e focado no que precisa fazer.

5 – Faça pausas curtas durante o dia
Ficar 8 horas por dia totalmente dedicado às suas tarefas não recomendável. Na verdade, o ideal é que faça pausas curtas de 5 a 10 minutos, a cada 2 horas, para respirar fundo, tomar uma água, esticar o corpo e fazer um lanche. Acredite, estas pausas vão fazer toda a diferença na sua produtividade.

6 – Não seja multitarefa
Fazer mais de que uma coisa ao mesmo tempo atrapalha o rendimento e prejudica o seu desempenho na tarefa. Na verdade, não há há  maneira  de ser mais produtivo no trabalho fazendo mais que uma tarefa ao mesmo tempo. Perde o foco total, comete mais erros e demora muito tempo para mudar de uma tarefa para outra.
Portanto, procure fazer uma tarefa de cada vez.

7 – Melhore a sua postura
Talvez pode não saber, mas a postura pode afetar a sua produtividade.
Tente sentar-se de forma confortável, mas mantenha a postura correta. Uma boa postura contribui para diminuir o cansaço gerado e impede o surgimento de dores na coluna vertebral e músculos.
Além disso, quanto mais confortável estiver, mais tempo terá a sua capacidade de atenção e produtividade focada no trabalho.

8 – Se levar menos de dez minutos, faça agora
Anotar uma coisa para fazer depois e ter que se lembrar disso horas depois é mais uma perda de tempo do que simplesmente fazer logo. Escolha uma janela de tempo que pode usar com tranquilidade do seu dia: dois minutos, dez minutos, quinze minutos. Todas as tarefas que aparecerem e que podem ser rapidamente feitas, faça logo.

9 – Esvazie a cabeça
Quando tiver muitas coisas a acontecer dentro da sua cabeça, faça um apontamento das suas preocupações num papel. Liste todos os seus problemas no papel e vá colocando para fora todas as tarefas que ainda precisam ser feitas.

10 – Encontre o seu pico de produtividade
Em qual parte do dia você faz o seu melhor trabalho e está com mais motivação? Faça testes até encontrar a sua faixa de horário nobre, não importa qual ela seja, faça um esforço para moldar o seu dia de trabalho ao redor dela.

Como vimos neste artigo existe várias maneiras de se tornar mais produtivo durante o seu dia.  Adotar algumas destas dicas vai fazer com que aumente a sua performance durante o seu trabalho.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.