Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

O mundo da Inteligência Artificial

Cada vez mais estamos a entrar num mundo de inteligência artificial, desde de robôs que aspiram a casa sozinhos até portas que se abrem com o reconhecimento de voz. Mas o que é a inteligência artificial e de que forma está a mudar as nossas vidas e o mundo? Vamos então começar pelo início.

O que significa AI ou inteligência artificial? Atualmente, podemos dizer que se trata de uma tecnologia que procura simular o processo humano de aprendizagem e tomada de decisões. Com base em dados armazenados, sendo capaz de fazer previsões através de machine learning, redes neurais e outras técnicas relacionadas. Ou seja ocorre o processamento de informações baseadas em aprendizado de experiências anteriores. Um funcionamento semelhante ao do nosso cérebro, uma vez que vamos recebendo informações e processando-as para adquirir dados de aprendizagem. Podemos dizer que é a AI um conceito que remete à realização do sonho da humanidade em que máquinas e os robôs interagem com humanos e animais.

Vamos agora passar alguns exemplo de AI que são aplicados no dia-a-dia de muitas pessoas.

– Aplicações como a Siri, Alexa e o Google Assistente, utilizam processamento de voz para atuar como assistente pessoal;
– O Facebook utiliza o reconhecimento de imagem para recomendar marcações em fotos;
– Algumas plataformas de venda online, como Amazon, AliExpress entre outros fazem recomendação personalizada de produtos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
– O Waze ou Google Maps prevê as melhores rotas a partir da sua localização;
– Carros com piloto automático usam as técnicas de IA para evitar engarrafamentos e colisões com outro veículos;
– O Google consegue preencher automaticamente as suas buscas utilizando recursos de inteligência artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão.
– O auto-corretor do seu telemóvel é o exemplo possivelmente mais usado e mais à vista, o auto-corretor “aprende” com os seus erros e correcções. Com o passar do tempo ele já vai associar palavras que mesmo estando mal escritas, ele vai corrigir automaticamente para uma possível correção correta a palavra.

Estes são só alguns exemplos mais aplicados, mas a evolução da AI está a ser cada vez maior, ao ponto de já haver dispositivos que armazenam dados e “comunicam” com outros dispositivos. Um exemplo deste caso é por exemplo de alguns robôs que aspiram sozinhos que já comunicam com os robôs que lavam o chão. Ou seja o robô que aspira tem os dados do mapa da casa, aspira e ao terminar vai passar os dados e a informação ao robô que lava o chão, que de seguida vai começar a limpar o chão assim que o robô acabe de aspirar.

Mas um exemplo ainda mais avançado e que fascinou ou assustou muitas pessoas, foi o robô Sophia o robô humanoide. Enquanto muitas pessoas estavam ainda habituadas a pequenos robôs com aparências de robôs e não de humanos, eis que a empresa Hanson Robotic cria um robô com parecença bastante humana, capaz de executar 62 expressões faciais e projetado para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com seres humanos. É praticamente possível ter uma conversa fluente com este robô e ainda observar as expressões que a Sophia faz quando algo é do seu agrado ou não.

Mas como tudo na vida tem lado bons e lados maus, na AI não é o contrário, muitas pessoas acham que é algo que vai facilitar muita coisa por outro lado, tem outras pessoas que acham que vai piorar. Agora vamos falar de algumas desvantagens e vantagens da AI.

Começamos pelas desvantagens, como se trata de uma tecnologia relativamente nova, a AI ainda traz questionamentos éticos, sociais e morais quanto ao seu uso. Outra desvantagem que assusta mais as pessoas é relativamente ao quanto a nossa privacidade está a ser invadida e para onde vão todas os dados armazenados,como identificações (reconhecimento de voz, face, fotos entre outros) e para que fim vão ser usadas.
Outra grande preocupação e desvantagem é a possibilidade de certos cargos de trabalhos deixarem de ter pessoas a trabalhar para passar a ter máquinas com inteligência artificial a executar esse trabalho. Outra desvantagem é que a produção e manutenção destas máquinas têm um alto custo financeiro. E por último, apesar de já haver inteligência artificial bastante avançada ainda não têm a habilidades cognitiva para desenvolver a criatividade, como o nosso cérebro humano é capaz.

Agora vamos a algumas vantagens, em muitos casos é uma tecnologia que vai fazer seja uma solução para alguns ou muitos dos nossos problemas e ainda reduz algumas horas de trabalhos que possamos ter, por exemplo, trabalhos domésticos (robôs que aspiram sozinhos), apesar de a desvantagem dita acima relativo a máquinas substituir humanos em alguns trabalhos, o uso de máquinas em alguns trabalhos pode ser uma vantagem, relativo a ter produtividade para trabalhar durante várias horas, sem a necessidade de fazer pausas. Outra vantagem que a AI tem ajudado em várias descobertas é o facto de máquinas poderem ir a lugares que para o ser humano fica impossível ou difícil ir sem por a saúde em risco, desta forma máquinas podem ir e recolher dados novos.
Ainda relacionado com trabalhos e outra vantagem, máquinas com AI é que conseguem fazer trabalhos repetidos com precisão e acerto.

O que acha da Inteligência Artificial? É algo que lhe agrada? Ou ainda tem algum receio sobre esta tecnologia?

Se é um amante da inteligência artificial e quer dar um toque de IA aos seus sites, o HUB Ativo cria sites em que podemos implementar inteligência artificial, como por exemplo o reconhecimento facial para fazer login no site. Curioso? Venha conhecer o nosso departamento de web design e o nosso espaço, estamos localizados em Portimão, ou se preferir pode entrar em contato pela nossa página de contato.