Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Newsletter O Que é e Como Funciona

Alguma vez na sua vida já deve ter ouvido o termo “Newsletter”, possivelmente até em alguma altura já se registou em alguma. No artigo de hoje vamos falar sobre Newsletters, o que são e como funcionam.

Vamos começar por explicar o que é uma Newsletter:

As Newsletter são como um boletim informativo que é enviando via email para as pessoas interessadas, algumas Newsletter são enviadas de forma periódica. O objetivo da Newsltter é muito parecido com a assinatura num jornal ou numa revista. É uma assinatura online, que chega na caixa de entrada de emails dos clientes, clientes estes que manifestaram a intenção de receber conteúdo de um site ou loja.

Uma Newsletter não precisa de ter fins comerciais, como a venda de um produto ou serviço. A Newsletter pode ser usada como uma parte de estratégia de email Marketing, criar leads, informar ou até criar um relacionamento com o público.

Mas podemos dizer que as Newsletter tem como principal divulgar informações relevantes para os interessados. Por exemplo, novidades de produtos, eventos importantes, promoções ou até novidades na sua empresa ou loja.

Podemos dizer que as Newsletter podem ser uma forma e lembrar os seus contatos e visitar o seu site à procura de algo novo. Com uma frequência de envio correta de Newsletter, é possível não deixar que os seus contatos se esqueçam do seu negócio sem ser insistente ou invasivo.

Mas como funciona a Newsletter?
Imagina que um possível cliente faz uma pesquisa online e encontra o seu site. Agora vamos supor que algum produto, serviço ou até um blog corresponde perfeitamente ao que o cliente procura.
Só com este ponto já é um motivo para o cliente estabelecer alguma ligação com o seu negócio, e pode levar a querer continuar a receber conteúdos como aquele que leu. É neste momento que o cliente decide assina a sua newsletter.
Por isso é importante ter um formulário de inscrição bem visível no seu site.
Este formulário pode ser bastante simples mas com dados que lhe serão importantes como o email, e no máximo o nome.

Após preencher o formulário, o usuário passa a fazer parte da sua base de contatos e desta forma passa a receber periodicamente a sua newsletter.
Para manter o seu cliente subscrito na newsletter, tem que ter em atenção que a newsletter deve ser composta com conteúdos relevantes e de qualidade, mas sempre dentro do registo do seu negócio. Para desta forma garantir que desperta o interesse dos seus contatos em querer saber mais sobre o seu negócio, produtos e/ou serviços.

Mas agora, qual é a periodicidade que devo enviar a newsletter para os meus contatos?
Este talvez seja dos principais pontos que separam uma estratégia ineficiente de uma de sucesso. Se os emails forem enviados com demasiado espaço entre eles, o seu negócio terá mais dificuldades em manter a sua presença com os seus contatos.
Mas se os emails forem enviados com pouco espaço entre eles, o mais provável é que perca contatos.Se a sua empresa encher a caixa de emails com newsletter dos seus contatos, vai passar uma má imagem e levar a possibilidade de cancelarem a subscrição na newsletter.

Por isso, é importante encontrar um bom equilíbrio. Não existe uma fórmula mágica para saber qual a periodicidade ideal de envio, mas eis uns pontos que poderá ter em atenção:

– O tipo de conteúdo que está a enviar;
– O perfil do seu público-alvo;
– As métricas de performance de outras campanhas de Newsletter que já tenha feito.

No HUB Ativo a nossa equipa de web design poderá incluir no seu website ou loja online uma newsletter. Comece hoje a criar a sua lista de clientes! Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato ou visite o HUB Ativo em Portimão.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.