Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066

Loja Online, em Site, no Facebook ou no Instagram

É verdade que as redes-sociais estão cada vez mais a ganhar no mundo da Internet, desde das pessoas mais novas até pessoas mais velhas, todas estão a aderir as redes sociais. E desta forma, muitas vezes poderá ficar a pensar se valerá a pena ter a sua loja online no site ou nas redes sociais.

No artigo de hoje vamos falar alguns aspectos sobre ter loja online num site e nas redes sociais.

Tanto no Facebook como no Instagram, já é possível ter o seu negócio e vender os seus produtos nestas redes sociais. Ainda assim será que valerá a pena?

Ter uma loja online nestas redes sociais poderá trazer-lhe mais visibilidade e novos clientes, devido ao facto das redes sociais estarem a ter uma grande aderência, mas por ser uma ferramenta gratuita também irá fazer com que mais pessoas criem as suas lojas online e desta forma irá haver mais competição entre lojas online.
Lojas online em redes sociais também o processo de encomenda/pagamento de produtos poderá ser mais demorado para os clientes, pois nem sempre o botão de compra é existente, desta forma, o cliente terá que primeiro entrar em contato consigo para proceder a encomenda de um produto, muitas vezes se um produto não tiver nas descrições todos os detalhes, preços, informações como tamanhos, cores disponíveis entre outros, poderá levar ao cliente perder o interesse em comprar. Por isso acaba por ser importante ter toda a informação dos produtos, mas isto aplica-se tanto a uma loja online em redes sociais como num site, quanto mais e melhor explicar um produto, mais rápido um cliente poderá comprar sem ter a necessidade de ter que perder tempo a perguntar e ainda ter que aguardar uma resposta. Por vezes a organização dos produtos por categorias nas redes sociais acaba por ser mais complicado, pois por norma fica tudo no feed e a pessoa terá que percorrer todo o feed para encontrar algo. No caso do Facebook poderá optar por organizar as categorias dos produtos por álbuns de fotos, desta forma a pessoa ao aceder a categoria “fotos” poderá lá ter os álbuns com as diferentes categorias.

Nas redes sociais embora já seja possível ter respostas automáticas, para clientes que gostam de conversar primeiro e saber mais informações seja do produto ou da empresa antes de proceder à encomenda, é possível terem um contato mais direto com quem está a vender. A opção de mensagens é por norma uma ferramenta que poderá vir a ser útil para este tipo de clientes, mas claro que não poderá se esquecer de responder aos clientes, a rapidez é fundamental, se demorar dias ou semanas a responder, poderá fazer com que o cliente perca a vontade de comprar.

Mas para quem está a iniciar um novo projeto, criar uma loja online pelas redes sociais poderá ser uma boa aposta, pois poderá começar a ter visibilidade e a vender produtos sem ter que gastar dinheiro a criar a loja, pois esta funcionalidade é grátis. Por isso, será uma boa forma de ver se o seu negócio irá funcionar e começar a angariar clientes antes de ter a despesa de criar uma loja online profissional num site. Ainda poderá usufruir de ferramentas de publicidade para conseguir chegar a mais pessoas que se poderão tornar clientes.

Mas então como fica uma loja online num site? Bem, ter uma loja online num site, como por norma é preciso algum investimento, desta forma já irá tornar o seu negócio mais viável e profissional. Nas redes sociais a personalização de um design é praticamente impossível, sendo que a sua loja não se irá destacar tanto pelo design por ser igual a todas as outras, a culpa não será sua, apenas são as redes sociais que não permitem alterações de design/estrutura da loja online, apenas poderá marcar a diferença pela imagem de perfil da loja e pela capa. Enquanto que num site toda a sua loja online poderá ser completamente personalizada ao seu gosto, com as cores que gosta, descrições, imagens, informações detalhes e muito mais e a navegação será muito mais fácil.

Recorda-se de acima termos falado que nas redes sociais o processo de encomenda/pagamento ser mais demorado? Bem, no site esse processo acaba por ser muito mais rápido, o cliente poderá fazer toda a encomenda e pagamento sem a necessidade de ter que falar consigo primeiro para encomendar um produto, com apenas alguns clicks o cliente fará a encomenda e você irá receber a notificação de encomenda, com todos os detalhes, desde de morada, nome do cliente, contatos e ainda qual o produto que encomendou e se no caso o produto tiver por exemplo cores diferentes para compra, o cliente poderá escolher logo a cor que quer e você irá ter essa informação nos detalhes da encomenda. Resumidamente, tempo ganho para si e para o seu cliente. Num site também poderá ter outras páginas para além da página da “Loja”, dedicada a por exemplo dar a conhecer sobre a sua empresa/negócio, ter uma zona de perguntas frequentes, ter uma página de contatos e muito mais, tudo de uma forma separada e organizada, para desta forma ser fácil de navegar, procurar e encontrar e dar destaque a cada página.

Ainda assim está indeciso? O que nós aconselhamos?
A nossa resposta será que poderá ter o seu negócio no SITE, no FACEBOOK e no INSTAGRAM! Poderá conjugar o seu site e redes sociais de forma a fazer crescer ainda mais as vendas e também poderá chegar a mais pessoas! Ter um não implica que não possa ter o outro 😉

Se procura uma equipa de web design para preparar a sua loja online, não procure mais, no HUB Ativo a nossa equipa de web design irá criar a sua loja online ou website totalmente personalizado ao seu gosto. Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato, ou se preferir, venha visitar o HUB Ativo em Portimão, e fique a conhecer este e outro serviços que temos.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.