É verdade que as redes-sociais estão cada vez mais a ganhar no mundo da Internet, desde das pessoas mais novas até pessoas mais velhas, todas estão a aderir as redes sociais. E desta forma, muitas vezes poderá ficar a pensar se valerá a pena ter a sua loja online no site ou nas redes sociais.
No artigo de hoje vamos falar alguns aspectos sobre ter loja online num site e nas redes sociais.
Tanto no Facebook como no Instagram, já é possível ter o seu negócio e vender os seus produtos nestas redes sociais. Ainda assim será que valerá a pena?
Ter uma loja online nestas redes sociais poderá trazer-lhe mais visibilidade e novos clientes, devido ao facto das redes sociais estarem a ter uma grande aderência, mas por ser uma ferramenta gratuita também irá fazer com que mais pessoas criem as suas lojas online e desta forma irá haver mais competição entre lojas online.
Lojas online em redes sociais também o processo de encomenda/pagamento de produtos poderá ser mais demorado para os clientes, pois nem sempre o botão de compra é existente, desta forma, o cliente terá que primeiro entrar em contato consigo para proceder a encomenda de um produto, muitas vezes se um produto não tiver nas descrições todos os detalhes, preços, informações como tamanhos, cores disponíveis entre outros, poderá levar ao cliente perder o interesse em comprar. Por isso acaba por ser importante ter toda a informação dos produtos, mas isto aplica-se tanto a uma loja online em redes sociais como num site, quanto mais e melhor explicar um produto, mais rápido um cliente poderá comprar sem ter a necessidade de ter que perder tempo a perguntar e ainda ter que aguardar uma resposta. Por vezes a organização dos produtos por categorias nas redes sociais acaba por ser mais complicado, pois por norma fica tudo no feed e a pessoa terá que percorrer todo o feed para encontrar algo. No caso do Facebook poderá optar por organizar as categorias dos produtos por álbuns de fotos, desta forma a pessoa ao aceder a categoria “fotos” poderá lá ter os álbuns com as diferentes categorias.
Nas redes sociais embora já seja possível ter respostas automáticas, para clientes que gostam de conversar primeiro e saber mais informações seja do produto ou da empresa antes de proceder à encomenda, é possível terem um contato mais direto com quem está a vender. A opção de mensagens é por norma uma ferramenta que poderá vir a ser útil para este tipo de clientes, mas claro que não poderá se esquecer de responder aos clientes, a rapidez é fundamental, se demorar dias ou semanas a responder, poderá fazer com que o cliente perca a vontade de comprar.
Mas para quem está a iniciar um novo projeto, criar uma loja online pelas redes sociais poderá ser uma boa aposta, pois poderá começar a ter visibilidade e a vender produtos sem ter que gastar dinheiro a criar a loja, pois esta funcionalidade é grátis. Por isso, será uma boa forma de ver se o seu negócio irá funcionar e começar a angariar clientes antes de ter a despesa de criar uma loja online profissional num site. Ainda poderá usufruir de ferramentas de publicidade para conseguir chegar a mais pessoas que se poderão tornar clientes.
Mas então como fica uma loja online num site? Bem, ter uma loja online num site, como por norma é preciso algum investimento, desta forma já irá tornar o seu negócio mais viável e profissional. Nas redes sociais a personalização de um design é praticamente impossível, sendo que a sua loja não se irá destacar tanto pelo design por ser igual a todas as outras, a culpa não será sua, apenas são as redes sociais que não permitem alterações de design/estrutura da loja online, apenas poderá marcar a diferença pela imagem de perfil da loja e pela capa. Enquanto que num site toda a sua loja online poderá ser completamente personalizada ao seu gosto, com as cores que gosta, descrições, imagens, informações detalhes e muito mais e a navegação será muito mais fácil.
Recorda-se de acima termos falado que nas redes sociais o processo de encomenda/pagamento ser mais demorado? Bem, no site esse processo acaba por ser muito mais rápido, o cliente poderá fazer toda a encomenda e pagamento sem a necessidade de ter que falar consigo primeiro para encomendar um produto, com apenas alguns clicks o cliente fará a encomenda e você irá receber a notificação de encomenda, com todos os detalhes, desde de morada, nome do cliente, contatos e ainda qual o produto que encomendou e se no caso o produto tiver por exemplo cores diferentes para compra, o cliente poderá escolher logo a cor que quer e você irá ter essa informação nos detalhes da encomenda. Resumidamente, tempo ganho para si e para o seu cliente. Num site também poderá ter outras páginas para além da página da “Loja”, dedicada a por exemplo dar a conhecer sobre a sua empresa/negócio, ter uma zona de perguntas frequentes, ter uma página de contatos e muito mais, tudo de uma forma separada e organizada, para desta forma ser fácil de navegar, procurar e encontrar e dar destaque a cada página.
Ainda assim está indeciso? O que nós aconselhamos?
A nossa resposta será que poderá ter o seu negócio no SITE, no FACEBOOK e no INSTAGRAM! Poderá conjugar o seu site e redes sociais de forma a fazer crescer ainda mais as vendas e também poderá chegar a mais pessoas! Ter um não implica que não possa ter o outro 😉
Se procura uma equipa de web design para preparar a sua loja online, não procure mais, no HUB Ativo a nossa equipa de web design irá criar a sua loja online ou website totalmente personalizado ao seu gosto. Para mais informações entre em contato pela nossa página de contato, ou se preferir, venha visitar o HUB Ativo em Portimão, e fique a conhecer este e outro serviços que temos.