Scroll Top
Rua Joaquim Agostinho Fernandes, Portimão
+351 964 484 066
Como Reduzir Custos na Empresa em Tempo de Pandemia.

Em tempos de pandemia, muitas foram as empresas que viram o seu negócio abalado. Com grande parte dos negócios a terem que fechar portas, muitos viram a necessidade de abrir mão de muita coisa para evitar falência do negócio.

Mas é se lhe dissermos que é possivel reduzir custos na empresa sem abrir mão de itens essenciais ou recorrer a demissões? Reduzir custos na empresa e otimizar os ganhos é sempre uma boa ideia. Mas em momentos de crise como o do Covid-19 isto torna-se não só interessante, mas essencial!

No artigo de hoje vamos lhe dar alguma dicas para reduzir custos na sua empresa neste tempo de pandemia, para que você possa encontrar maneiras fáceis de manter a margem de lucro da sua empresa, reduzindo despesas comuns, sem prejudicar atividades críticas ou a capacidade de crescimento do seu negócio.

Para conseguir manter as operações da empresa andar e evitar demissões ou outros cortes imprescindíveis, é  necessário criar um plano de ação com estratégias muito bem planeadas. Embora não possa controlar o mercado e “forçar” os seus clientes a gastar mais, a verdade é que pode cortar custos desnecessários ou menos necessários neste momento. O truque é saber quais custos são seguros para cortar, em quanto e por quanto tempo.

Flexibilidade de Contrato de Escritórios

A grande maioria de trabalhadores estão a trabalhar no modelo de teletrabalho nas últimas semanas. Mas alguns podem continuar a pagar pelos aluguéis de escritórios, mesmo sem utilizar o espaço, já outros abdicaram de utilizar os escritórios alugados com receio das despesas. Uma alternativa, se este é seu caso, é procurar uma renegociação de contrato com seu locatário. Sabemos que todos estão a passar por dificuldades nesse momento e o ideal é encontrar uma solução que seja interessante para ambas as partes.

Alterere os seus funcionários de acordo com as necessidades

Em momentos de crise é natural que determinadas áreas tenham queda na demanda, enquanto outras precisam de uma força tarefa para operar com mais eficiência. Nessas situações não precisa de recorrer a demissões antes disso realoque alguns dos seus vendedores temporariamente para que eles possam ajudar no que for necessário.

Avalie os perfis dos seus colaboradores, como eles atuam e converse com eles para entender o que gostariam de fazer. Assim será possível agir de forma rápida e eficaz, criando uma equipa integrada, capaz de resolver as situações mais urgentes. Esta estratégia também é muito boa para equipas que estão a precisar de novas ideias, já que pessoas de áreas diferentes trazem perspectivas inovadoras.

Invista em novas estratégias de Marketing

Existem várias formas de divulgação orgânica que podem gerar reconhecimento de marca e, mesmo em tempos de crise, angariar novos clientes. Algumas delas são:

  • Email marketing;
  • Posts ricos no site e/ou blog;
  • Posts nas redes sociais;
  • Produção de ebooks;
  • Workshops online

Todas estas estratégias são capazes de engajar o seu público e disseminar seu conteúdo. A dica aqui é: certifique-se de que o material é realmente interessante para quem vai “consumir” e tenha utilidade neste momento. Os textos, vídeos e imagens devem ter qualidade e transmitir transparência e credibilidade.

Utilize ferramentas online gratuitas

Muitas ferramentas atualmente trabalham com um modelo que chamamos de “freemium”. Isto significa que existe uma versão gratuita em que os profissionais têm acesso a uma série de recursos.

Em momentos de crise vale a pena reavaliar as necessidades da sua empresa em relação às ferramentas utilizadas. É possível fazer algumas concessões e optar pela versão gratuita de diversos programas, mesmo que de forma temporária. Por exemplo, você pode gastar milhares comprando aplicativos de escritório e software de entrada de banco de dados quando pode usar o Google Docs. É igualmente bom e é gratuito para uso online.

Expanda a sua lista de parceiros e fornecedores

Se trabalha com a mesma cadeia de fornecedores, pode estar a perder boas pechinchas. Pode pensar que a pesquisa de novos fornecedores e parceiros leva tempo, mas a economia de custos pode ser enorme. Especialmente se o seu mercado ou nicho cresceu nos últimos anos, é possível encontrar muito mais opções do que as que existiam quando abriu suas portas.

Além disso, se você é um cliente de longa data, também pode abordar seus fornecedores atuais falando sobre a renegociação de seu contrato. Eles com certeza não querem perder um cliente, e podem estar dispostos a oferecer descontos ou complementos que poupam um investimento significativo.

Repense as suas opções para recuperar da crise

Após o período de quarentenae pós pandemia, tudo indica que iremos viver em um modelo híbrido de trabalho. Ou seja, vamos variar entre escritórios, teletrabalho e espaços de coworking. Migrar o seu negócio para os escritórios em espaços cowork também é uma maneira muito eficaz de reduzir os custos na empresa até 70%.

Toda a crise gera oportunidades para revermos os nossos processos e estimular o surgimento de novas ideias. Por mais que estejamos passando por um momento difícil, tudo isso pode ser superado.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.